A primeira prova Monumento do ano é também a mais longa de um único dia, mas costuma ser definida nos metros finais.

Ciclistas na Milao – Sanremo em 2022

Uma das mais tradicionais provas ciclísticas italianas, a Milão-Sanremo acontece desde 1907, e percorre quase 300 km entre as duas cidades do norte da Itália.

>>Confira nossas análises das principais provas de ciclismo no YouTube:

Conhecida como “A Clássica da Primavera” ou La Classicissima, a Milão-Sanremo abre o calendário das chamadas Clássicas “Monumento” do ciclismo europeu, que engloba também o Tour de Flanders, a Paris-Roubaix, a Liège-Bastogne-Liège e Il Lombardia.

>> Encontre tudo para o seu pedal na loja Bikehub

Flagra da Milao – Sanremo em 2019, ladeando a costa italiana.

A prova é frequentemente chamada de “a clássica dos sprinters”, por favorecer os ciclistas com esta habilidade, enquanto Il Lombardia, que acontece no outono, é a conhecida “clássica dos escaladores”.

“A Milão-Sanremo é praticamente toda plana, com duas subidas importantes: Cipressa e Poggio. Pelo tamanho da prova, com cerca de 300 km, pode-se dizer que elas estão bem próximas da chegada. Uma a 30 km, outra a 5-10 km da chegada. São momentos decisivos e emocionantes“.

Celso Anderson

Perfil de altimetria da Milão – Sanremo 2022, favorecendo os sprinters.

O fato de ser a mais longa corrida de um dia do ciclismo profissional torna a Milão-Sanremo um incomum teste de resistência no início da temporada.

As famosas escaladas do Cipressa e do Poggio enganam muitos sprinters, que acabam não conseguindo se manter no pelotão.

É uma prova muito surpreendente porque qualquer um pode ganhar. Um sprinter que consiga superar as duas montanhas no final, um escalador ou até um voltista (como o Vincenzo Nibali, que venceu em 2018) podem ficar com o título”.

Celso Anderson

A prova mais rápida acontecida no percurso usual foi em 1990, quando Gianni Bugno finalizou a prova em 6h25m06s, com 4 segundos de vantagem para Rolf Golsz. Esta edição teve uma média de 45,8 km/h.

A vitória mais demorada aconteceu em 1910, quando, sob uma tempestade de neve, o vencedor demorou 12h24m para concluir o percurso.

HISTÓRIA DA MILÃO-SANREMO

A primeira edição da Milão-Sanremo foi organizada em 1907 pelo fundador e então diretor da Gazzetta dello Sport – mesmo jornal que patrocina o Giro d’Italia até hoje. 62 ciclistas se inscreveram para participar, mas apenas 33 largaram devido às desafiadoras condições climáticas.

A edição de 1922 da Milão – Sanremo

O vencedor foi Lucien Georges Mazan (mais conhecido como Lucien Petit-Breton) que levou 11h,4’15” para cobrir a distância de 288 km.

O ícone belga Eddy Merckx é até hoje o maior vencedor de sua história, com sete títulos – recorde de vitórias em uma única prova Clássica que permanece até hoje.

GRANFONDO MILÃO-SANREMO

A Milão – Sanremo também tem um Granfondo, ou seja, uma oportunidade para ciclistas amadores pedalarem no mesmo percurso da prova profissional.

Com 296 km partindo da zona periférica de Milão, a rota não-competitiva passa pelas regiões planas da Lombardia e Piemonte, subindo por Turchino e chegando na Riviera de Liguria. De Genova a rota segue a costa do mar de Liguria até a linha de chegada.

A versão amadora da Milão-Sanremo acontece desde 1970, e a última edição teve cerca de 2.000 atletas participando, vindos de países como Estados Unidos, Canadá, Brasil, Nova Zelândia, Austrália e Malásia.

Neste ano, o evento acontece no dia 05/06.

PEDALE NA ITÁLIA COM O BIKEHUB

Ciclistas na região da Emilia-Romagna, na Itália, por onde a viagem do Bikehub vai passar.

Ficou com vontade de pedalar na Itália? O Bikehub fará sua primeira viagem ciclística para o país em abril de 2022.

A viagem passará por algumas das mais famosas estradas da belíssima região da Emilia-Romagna, subirá a montanha favorita de Marco Pantani e percorrerá uma etapa de contrarrelógio do Giro d’Italia. Para repor as energias, alguns dos melhores pratos e dos melhores vinhos do país.

Interessou? Entre em contato pelo WhatsApp do Bikehub para obter mais informações e garantir sua vaga!