O Bikehub te leva para fazer uma viagem inesquecível pelo Caminho da Fé, em 4 dias de MTB pela Serra da Cantareira.

Inspirado no milenar Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, o Caminho da Fé (Brasil), foi criado para dar estrutura às pessoas que fazem a peregrinação ao Santuário Nacional de Aparecida, oferecendo-lhes os necessários pontos de apoio e infraestrutura.

>> Pedale o Caminho da Fé com o Bikehub

ORIGEM DO CAMINHO DA FÉ BRASILEIRO

Ciclista contemplando a paisagem do Caminho da Fé (Imagens: Associação dos Amigos do Caminho da Fé)

A ideia da sua criação ocorreu após um dos organizadores percorrer por duas vezes o conhecido caminho espanhol.

Imbuído do propósito de criar algo semelhante no Brasil, convidou alguns amigos aos quais expôs seus planos.

Assim, o trio composto por Almiro Grings, Clóvis Tavares de Lima e Iracema Tamashiro deu início aos primeiros contatos com prefeituras e paróquias das cidades por onde passaria a trilha.

Com a ajuda de um mapa e partindo de Águas da Prata (SP), o grupo imaginou um caminho que chegasse até Aparecida privilegiando a rota mais lógica e que atendesse ao perfil peregrino.

O Caminho da Fé foi inaugurado em 11/02/2003 na cidade de Águas da Prata (SP). Dando continuidade ao projeto, seu traçado poderá sempre ser alterado, visando agregar outras cidades.

ROTA DO CAMINHO DA FÉ

A rota completa do Caminho é composta por cerca de 970 km, dos quais aproximadamente 500 km atravessam a Serra da Mantiqueira por estradas vicinais, trilhas, bosques e asfalto.

Não é necessário percorrer toda a rota, sendo também possível fazer a peregrinação apenas por partes do Caminho.

RAMAIS

O Caminho pode ser iniciado de alguns pontos diferentes, criando os chamados ramais. Todos eles convergem no chamado Ramal Principal, que parte de Águas da Prata e tem distância total de 310 km.

Os ramais vicinais têm origens em Aguaí, Caconde, Centro Paulista, Dom Inácio João dal Monte, Franca, Mococa, Padre Donizetti, Ribeirão Preto, São Carlos Borromeu, Santa Rita de Caldas, Santa Luzia e Tambaú.

A jornada proporciona momentos de reflexão e fé, saúde física e psicológica e integração do homem com a natureza.

PEREGRINAÇÃO

Ciclista chegando ao santuário de Aparecida

Seguindo sempre as setas amarelas, o peregrino vai reforçando sua fé observando a natureza privilegiada e superando as dificuldades do Caminho, em uma síntese da própria vida.

Aprende que o pouco que necessita cabe na mochila e vai despojando-se do supérfluo. Exercitando a capacidade de ser humilde, o peregrino se ajusta à simplicidade das pousadas e das refeições.

Em cada parada, estará contribuindo para o desenvolvimento econômico e social das pequenas cidades e propiciando a integração cultural de seus habitantes com a dos peregrinos oriundos de todas as regiões do Brasil e de diferentes partes do mundo.

CAMINHO DA FÉ COM O BIKEHUB

O Bikehub vai levar dois grupos de ciclista para percorrer o Caminho da Fé em 2022, com todo o apoio necessário para uma experiência de mountain bike confortável, divertida e segura.

A rota de quatro dias parte de Águas da Prata (SP) e passa por trechos nos estados de São Paulo e Minas Gerais até chegar à cidade de Aparecida, em aproximadamente 310 km de distância total.

ROTEIRO DA VIAGEM

Dia 1

Dia 2

Dia 3

Dia 4

O QUE ESTÁ INCLUSO NO PACOTE

Toda a logística do caminho será organizada pela equipe Bikehub. Você só tem que pedalar!

Estão inclusos no pacote:

  • ➡️ Carro de apoio e transporte de bagagem durante o percurso;
  • ➡️ 1 bike reserva para o grupo todo, que poderá ser utilizada em caso de quebra de sua bike, até que sejam feitos os reparos necessários;
  • ➡️ Traslado de ida até Águas da Prata (SP), saindo da loja Bikehub em São Paulo.
  • ➡️ Traslado de volta de Aparecida chegando de volta na loja Bikehub.
  • ➡️ Hospedagens em Pousada ou Hotel, todas com café da manhã e janta
    (importante: dependendo da pousada, os quartos poderão ser compartilhados);
  • ➡️ Caixa de ferramentas / Bomba para calibragem dos pneus / Caixa térmica com frutas (Banana e maçã), água e refrigerante / Galão de água / kit para lavagem da bike/ Credencial / Almoço / Guia experiente conduzindo junto com o grupo / Fotos e vídeos.

INSCREVA-SE

Em 2022, o Bikehub faz a viagem ao Caminho da Fé em duas datas: 15 a 18 de outubro e 18 a 21 de dezembro, com 20 vagas por grupo.
Clique aqui para ver todos os detalhes das viagens, e aqui para fazer sua inscrição. Venha pedalar com a gente!