Dicas de um especialista para aumentar sua segurança ao pedalar na estrada.

Jean Coloca
O ciclista e treinador Jean Coloca.

Pedalar é sem dúvida uma das nossas atividades favoritas, mas, como em todo esporte ao ar livre, existem alguns riscos envolvidos.

>> Encontre tudo para o seu pedal na loja Bikehub

A boa notícia é que basta tomar algumas medidas simples para aumentar a segurança no pedal.

Nesta série de reportagens em parceria com a Seguros SURA, conversamos com três especialistas para conseguir dicas de como fazer isso pedalando na estrada, na trilha ou na cidade.

Na primeira matéria, que você confere abaixo, nosso parceiro Jean Coloca, da assessoria que leva seu nome, deu dicas sobre pedalar na estrada.

Daniel Guth, da Aliança Bike, falou sobre como aumentar a segurança ao pedalar em centros urbanos.

E Hélio Silva, da HE Treinamentos, falou sobre a segurança nas trilhas do mountain bike (leia aqui).

COMO PEDALAR COM SEGURANÇA NA ESTRADA

O ciclista e treinador Jean Coloca.

Jean Coloca, ex-ciclista profissional e treinador da assessoria que leva seu nome, explica o que fazer para pedalar com segurança na estrada.

Confira!

  1. Não solte as mãos do guidão, principalmente quando estiver em velocidades mais alta. Se você precisa beber água ou se alimentar, saia do pelotão e faça isso separado do grupo.

  2. Não olhe para os lados nem mantenha conversas com os colegas enquanto pedala. Em hipótese alguma olhe para trás ao pedalar em grupo na estrada.

  3. Não aproveite descidas para ganhar tempo nem buscar outros atletas. Descidas são momentos que requerem atenção redobrada (veja como pedalar com segurança nas descidas aqui).

  4. Na estrada, não invada a pista principal. Mantenha-se no acostamento, sempre em fila única ou dupla (nunca de três ou mais).

  5. Não use fone de ouvido enquanto pedala. Mantenha-se alerta ao sons ambientes.

  6. Não tire fotos ou selfies enquanto pedala. Sua atenção deve estar no pedal e no andamento do grupo.

  7. Mantenha uma distância segura da roda do atleta à frente, para ter maior tempo de reação caso haja algum imprevisto.

  8. Preste atenção no caminho feito, para não se perder depois que o grupo se dispersar. Se estiver pedalando com uma assessoria, chegue a tempo de ouvir o briefing inicial.

  9. Siga as orientações dadas no começo do treino.

  10. Deixe tudo preparado na véspera do pedal. Verifique a condição da bicicleta e arrume seus acessórios. O capacete é indispensável.

  11. Vista cores claras sempre que possível para aumentar a visibilidade.

  12. Prefira pedalar acompanhado.

PARCERIA BIKEHUB E SURA

A Seguros SURA é parceira Bikehub. Através desta parceria, Bikehubbers como você podem contratar o Seguro Bici Sura, pensado exclusivamente para ciclistas e bicicletas, em até 10 x sem juros. Interessou? Clique aqui e saiba mais sobre esta oportunidade que o Bikehub e a Sura prepararam para você!

Sobre a Seguros SURA Brasil

A Seguros SURA está presente em 9 países da América Latina. Sua estratégia atual baseia-se em entregar bem-estar e competitividade sustentável, a partir da gestão de tendências e riscos, o que permite ampliar a visibilidade dos clientes para antecipar riscos e aproveitar as oportunidades do entorno.


A Seguros SURA Brasil atua com foco em seguros para empresas e para pessoas com produtos de Seguro para Transportes, Frotas de Automóveis, Seguros para Pequenas e Médias Empresas (Vida em Grupo, Empresarial, Responsabilidade Civil e Frotas), Afinidades, Bicicletas, além do Seguro Residencial e seguro de automóvel de alto valor.

Ao todo, são mais de 350 funcionários distribuídos nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Campinas, Ribeirão Preto, Sorocaba, Goiânia, Bauru, Florianópolis, Londrina, Salvador, Piracicaba, São José do Rio Preto e Espírito Santo, que atendem todo o território nacional.

A presença em mais estados cria vínculos e possibilidades o entendimento do mercado e a geração de valor em todo o Brasil.

Em 2018, a empresa foi reconhecida em 7º lugar dentre 100 como uma das melhores multinacionais para se trabalhar na América Latina, de acordo com o Instituto Great Place to Work (GPTW), além de 1ª companhia do setor de seguros do ranking.

Para obter mais informações sobre a Seguros SURA, acesse o site: www.segurossura.com.br.

Instagram: @segurossurabr
Facebook: SegurosSURABrasil
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/seguros-sura/