Um bom capacete é parte fundamental de qualquer kit de ciclismo, independente da modalidade.

Capacete: o melhor amigo da sua cabeça.

O capacete é um dos primeiros acessórios comprados com uma bike. Parte integrante de um kit de ciclismo, seja de estrada ou mountain bike, o capacete protege a cabeça contra impactos em casos de quedas ou colisões, protege contra o sol e resfria a cabeça com as canaletas de ventilação.

>> Encontre tudo para o seu pedal na loja Bikehub!

Tanto na estrada quanto na cidade, os capacetes contribuem com a segurança dos ciclistas também aumentando sua visibilidade, com opções que contam com luzes embutidas, detalhes refletivos e cores chamativas.

Na cidade, seu uso não é obrigatório, mas é altamente recomendado.

“Na hora de comprar um capacete, é preciso observar o tamanho. Alguns têm regulagens que permitem que um mesmo capacete funcione para mais do que um tamanho”, explica Celso Anderson.

“A segunda coisa é: que tipo de capacete você precisa? Se o desempenho não é o seu foco, você não precisa de um tão tecnológico ou tão aerodinâmico. A capacidade de ventilação do capacete também deve ser levada em conta, principalmente para quem mora em lugares mais quentes”, continua nosso comentarista.

“A hora de regular o capacete é muito importante. Todos os ajustes devem ficar justos, mantendo o capacete no lugar. Se você não regular direito, na hora da queda ele pode não ter o efeito desejado”, aconselha Celso.

Como escolher um capacete de ciclismo?

TIPOS DE CAPACETE

Antes de mais nada, seu capacete deve ser adequado ao tipo de pedal que você pretende fazer.

MOUNTAIN BIKE

Modelo de capacete de MTB da norte-americana Troy Lee Designs.

Capacetes de mountain bike são mais robustos e muitas vezes fechados, com proteção por cima da boca (o chamado “full-face”).

ESTRADA

Visando a performance, capacetes de estrada são projetados para serem leves e aerodinâmicos. Justamente por isso, muita gente também pedala com eles nas cidades.

Capacete de ciclismo de estrada ABUS Viantor, disponível na loja Bikehub.

>> Seu capacete também está segurado com a cobertura de acessórios do Seguro Bici SURA. Contrate aqui com condições especiais!

TAMANHOS DE CAPACETE

É importante encontrar um capacete adequado ao tamanho da sua cabeça, com ajustes que o deixem firme no lugar.

Capacetes de ciclismo vêm em tamanhos diferentes.

Cada marca tem suas próprias medidas, geralmente disponíveis no site de cada uma. A maioria das marcas segue a tabela abaixo (aproximadamente), mas diferentes modelos têm caimentos distintos.

Para saber seu tamanho, basta medir a circunferência da cabeça com uma fita métrica, na altura do meio da testa.

XP: 51cm

Pequeno: 51-55cm

Médio: 55-59cm

Grande: 59-63 cm

Extra Grande: 63 cm

Tamanho único: com sistema de regulagem amplo, que atende a vários tamanhos

REGULAGEM DO CAPACETE

O capacete não deve ficar frouxo nem apertar muito a cabeça. A parte frontal deve ficar acima das sobrancelhas, no meio da testa.

Use a regulagem interna (o disco na parte posterior do capacete) para refinar o ajuste do capacete à cabeça. O capacete não deve sair do lugar quando você vira a cabeça de um lado para o outro nem para cima e para baixo (fazendo “sim” e “não” com a cabeça).

Modelos mais avançados têm regulagens mais precisas, que modelam também a altura do acessório na cabeça.

As tiras devem estar ajustadas, próximas ao queixo, de modo que o capacete não escape da cabeça se puxado para cima.

CAPACETE TEM VALIDADE?

Saiba quando é hora de trocar seu capacete
Nem sempre é tão óbvio perceber que já está na hora de trocar seu capacete.

Sim. Capacetes de ciclismo são feitos de materiais relativamente frágeis, como o plástico e o isopor, e são desenhados para suportar apenas um impacto severo.

Se não acontecem impactos marcantes nem há sinais claros de deterioração, o mesmo capacete pode ser usado por aproximadamente seis anos – depois disso, está na hora de trocar por um novo.

COMO CUIDAR DO SEU CAPACETE

Não deixe seu capacete exposto ao sol por muito tempo nem em lugares quentes, como o porta-malas do seu carro, por exemplo. Temperaturas muito altas podem danificar a composição do isopor e deixa-lo menos absorvente a choques.

Não se preocupe muito em relação a suor, água ou até água salgada – seu capacete é feito para resistir a estes elementos.

Limpe com um pano úmido e deixe em local ventilado para não ficar com sujeira excessiva nem cheiro de suor acumulado.

O capacete é um dos acessórios cobertos pelo Seguro Bici SURA, que você contrata com condições especiais aqui no Bikehub.

PARCERIA BIKEHUB E SURA

A Seguros SURA é parceira Bikehub. Através desta parceria, Bikehubbers como você podem contratar um seguro de bike em até 10 x sem juros. Interessou? Clique aqui e saiba mais sobre esta oportunidade que o Bikehub e a Sura prepararam para você!

Sobre a Seguros SURA Brasil

A Seguros SURA está presente em 9 países da América Latina. Sua estratégia atual baseia-se em entregar bem-estar e competitividade sustentável, a partir da gestão de tendências e riscos, o que permite ampliar a visibilidade dos clientes para antecipar riscos e aproveitar as oportunidades do entorno.


A Seguros SURA Brasil atua com foco em seguros para empresas e para pessoas com produtos de Seguro para Transportes, Frotas de Automóveis, Seguros para Pequenas e Médias Empresas (Vida em Grupo, Empresarial, Responsabilidade Civil e Frotas), Afinidades, Bicicletas, além do Seguro Residencial e seguro de automóvel de alto valor.

Ao todo, são mais de 350 funcionários distribuídos nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Campinas, Ribeirão Preto, Sorocaba, Goiânia, Bauru, Florianópolis, Londrina, Salvador, Piracicaba, São José do Rio Preto e Espírito Santo, que atendem todo o território nacional.


A presença em mais estados cria vínculos e possibilidades o entendimento do mercado e a geração de valor em todo o Brasil. Em 2018, a empresa foi reconhecida em 7º lugar dentre 100 como uma das melhores multinacionais para se trabalhar na América Latina, de acordo com o Instituto Great Place to Work (GPTW), além de 1ª companhia do setor de seguros do ranking. Para obter mais informações sobre a Seguros SURA, acesse o site: www.segurossura.com.br.

Instagram: @segurossurabr
Facebook: SegurosSURABrasil
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/seguros-sura/