Cuidados simples garantem um pedal agradável e seguro mesmo em dias de calor intenso.

Temperaturas altas não são uma razão para deixar de pedalar – pelo contrário, pedalar no verão pode ser tudo de bom. Mas é importante tomar alguns cuidados quando o calor fica muito intenso.

>> Encontre tudo para o seu pedal na loja Bikehub!

Altas temperaturas, esforço elevado e falta de preparo podem transformar o pedal em um transtorno, causando situações desagradáveis, mal-estar ou até acidentes.

Separamos algumas dicas para levar em consideração na hora de sair para um pedal em um dia de muito calor.

São medidas fáceis, que vão te ajudar a fazer um passeio mais agradável e seguro.

Também encontramos alguns produtos que podem te ajudar a enfrentar o calor do melhor jeito possível: arrasando na bike.

DICAS PARA PEDALAR NO CALOR

Com poucos cuidados extra, pedalar no calor é só divertido.

PROTEÇÃO EM PRIMEIRO LUGAR


Todo mundo já sabe, mas não custa repetir: você precisa de proteger do sol.  Protetor solar, cap ou boné, capacete com visor, mangas compridas e tecido com proteção solar.

Todos estes são jeitos para se proteger do sol, coisa que você precisa fazer mesmo em dias nublados.

Óculos de sol também são importantes, especialmente modelos específicos para o ciclismo.


CONSCIENTE, HIDRATADO, NA MINHA FAIXA

Hidratação é importante, mas aqui talvez já seja um exagero.

A hidratação fica ainda mais importante em dias de muito calor, em que o corpo perde mais água e sais minerais através do suor.

Se for pedalar por muito tempo em um dia quente, comece seu programa da hidratação antes de começar a pedalar, elevando a quantidade de líquidos ingeridos no dia ou nas horas que antecedem o pedal.

Leve uma garrafa de água com você e beba uma quantidade pequena a cada 20-30 minutos, não só quando ficar com sede. Dessa forma, você mantém a hidratação adequada sem que o líquido pese no seu estômago. 

Se perceber que a água está acabando, passe por um local onde seja possível reabastecer ou encurte a duração do pedal.

Se tiver, opte por uma garrafa térmica ou congele uma garrafa na noite anterior – não encha até a boca na hora de congelar, se não o gelo pode estourar a garrafa.

A transpiração elevada também causa a perda de sais minerais, que podem ser facilmente repostos com bebidas isotônicas e alimentação adequada durante o pedal.


PLANEJAMENTO É FUNDAMENTAL


Planeje seu pedal de acordo com a sua condição física. Comece com rotas pequenas e aumente as distâncias e a dificuldade do passeio ou treino conforme for evoluindo.

Escolha rotas sombreadas e que contem com pontos de hidratação, como postos de gasolina ou lanchonetes.

Evite pedalar entre 12h e 15h e prepare-se para uma mudança no tempo imprevista com uma capa de chuva, que é compacta e pode servir como proteção contra a chuva ou como camada de aquecimento.

Se sentir desconforto como falta de ar, tontura ou dor de cabeça, é hora de voltar. 


DIA DE SOL = DIA DE MTB

Por acontecer em trilhas e muitas vezes em meio às árvores, o MTB pode ser uma opção mais fresca para dias de muito calor. Se puder, aproveite o verão para encaixar na rotina alguns dias de pedal na terra. 

ROUPAS APROPRIADAS

A linha Delta da Santini é indicada para dias de muito calor.

Pedalar gera uma brisa que tende a amenizar a sensação térmica, e só quando paramos é que percebemos quanto calor realmente está fazendo.

Escolher a roupa certa para pedalar sob o sol é vencer metade da batalha antes de começá-la.

Com o vestuário apropriado, você mantém seu conforto mesmo no calor intenso e com a transpiração elevada, além de proteger a pele contra o sol sem depender da reaplicação do protetor solar.

Conheça alguns produtos indicados para pedala no calor – você encontra todos eles e muitos outros na loja Bikehub.

LINHA SANTINI DELTA

As jerseys da linha Delta da italiana Santini têm modelagem fit e tecido altamente respirável.

O tecido Power Stretch da Polartec traz maior conforto e liberdade de movimento, com a tecnologia 4ways stretch. A tecnologia Delta, da Polartec, usada no painel traseiro, oferece uma transmissão rápida de suor para o exterior e secagem rápida. Ideal para passeios e treinos em dias quentes de verão.

MACAQUINHO NEW ELITE ERT

Macaquinhos são uma opção confortável para dias de calor intenso.

Os macaquinhos femininos da ERT são ótimas opções para pedalar no calor.

Suas laterais são compostas por tecidos em telas que vão da cintura ao final das mangas, aumentando e facilitando a troca térmica corporal, aumentando assim seu rendimento físico nas pistas e trilhas.

As mangas e barras contam com aplicação em Silicone, proporcionando maior aderência a pele, afim de evitar que a peça suba ou saia do lugar.

Os tecidos usados na confecção dos macaquinhos ERT contam com os tratamentos Xtreme Dry, de eliminação do suor, bactericida e proteção UV +50, além de contarem com o renomado fio Lycra em sua construção.

BRETELLE SANTINI SKINSUIT

O skinsuit Dinamo da Santini em ação.

O Skinsuit Santini Viper Dinamo é aerodinâmico, construído a partir de uma combinação de tecidos de alto desempenho.

A parte superior é confeccionada em tecido Prey, extremamente leve, aerodinâmico, com FPS 50 e secagem rápida. A selagem por calor em vez das costuras nas costas e nos punhos cria uma vedação hermética perfeita.

As pernas são feitas de Fitter, um tecido compressivo que reduz o stress muscular graças ao seu efeito ligeiramente compressivo.