Reunimos algumas dicas para te ajudar a superar o trauma e voltar para o selim.

Voltar ao pedal depois de sofrer uma queda grave pode ser um desafio. Escolha rotas fáceis e volte aos poucos para ganhar confiança novamente.

Cair é parte inevitável do pedal. Seja durante uma prova, treino ou mesmo durante um passeio de lazer, é muito raro encontrar um ciclista que nunca tenha levado um tombo mais feio de bike.

>> Encontre tudo para o seu pedal na loja Bikehub

E como traumas podem ser difíceis de superar, é comum ter dificuldades para voltar a pedalar após uma queda grave ou muito dolorida.

Aqui, listamos algumas sugestões que podem ajudar a perder o medo de cair da bicicleta.

FAÇA UMA REVISÃO – NA BIKE E EM VOCÊ MESMO

Revisão na oficina Bikehub, em São Paulo. Agende a sua pelo What’s App aqui.

Após uma queda, é importante levar a bicicleta em uma oficina de confiança para fazer uma revisão e se certificar de que tudo está funcionando como deveria. Assim, você tem maior confiança na bicicleta e no pedal.

Mas também é importante fazer uma “revisão mental”, e entender porque o medo está tão presente.

Conversar com amigos, outros ciclistas ou um terapeuta especializado são opções para se sentir mais confortável (leia aqui como a bicicleta pode ser uma grande aliada da saúde mental).

AVALIE SUAS HABILIDADES

Pense na sua queda e no que a causou. Talvez o responsável tenha sido um buraco na estrada, uma curva muito fechada ou o terreno irregular. É preciso identificar a confjunção de fatores que causou o acidente, e pensar no que poderia ter sido diferente.

Se você caiu ao perder o controle da bike em uma curva, por exemplo, pode ser interessante aprender técnicas apropriadas para o momento, com conteúdo especializado ou pedalando com assessorias especializadas (como a do nosso parceiro Jean Coloca).

Seja sincero consigo mesmo e não parta para pedais em terrenos mais difíceis do que suas habilidades permitem.

Aumente seu nível gradualmente, ganhando cada vez mais confiança no terreno e nas distâncias percorridas.

VOLTE AOS POUCOS

As ciclovias são ambientes controlados onde é possível voltar a pedalar de forma menos arriscada.

Ninguém precisa ir de zero a 100. Se o medo de cair está te incomodando, retome o pedal com desafios menores, distâncias mais curtas e, se possível, em ambientes controlados.

NÃO SE PREOCUPE DEMAIS

Quanto mais você pedala, mais chance terá de sofrer uma queda. Mas você não precisa ficar pensando nisso.

Aproveite o pedal para “limpar” sua mente e entrar no chamado estado de “flow”, quando o exercício físico toma toda a sua atenção. Lide com os problemas conforme eles aparecerem, não antes.

RESPIRE FUNDO

Respirar profundamente é uma maneira de acalmar o corpo e focar a atenção

Se durante o pedal você se aproximar de um trecho que te dê muito medo, diminua o ritmo da sua respiração.

Faça isso inspirando fundo e contando até três enquanto expira. Isso ajuda a focar a atenção e deixa o corpo menos tenso.

Se alguma parte do caminho te deixa tão nervoso que você não consegue diminuir o ritmo da sua respiração, pode ser hora de dar um passo atrás.

Escolha pedais mais fáceis enquanto ganha confiança, e dedique mais tempo ao seu preparo mental antes de tentar novamente.

ACEITE O MEDO – E SIGA EM FRENTE

Se você continuar pedalando, inevitavelmente vai se deparar com momentos de medo. Não foque sua atenção nisso, lembre-se de que é normal se sentir assim e deixe o sentimento passar.

Siga pedalando e lembre-se dos motivos pelos quais você ama pedalar – o desafio, o vento na cara, a sensação de liberdade, o contato com a natureza, ir rápido e estar com os amigos.

Pedalar é nosso esporte favorito, e quedas fazem parte do jogo.


* Com informações da revista Bicycling