Dicas de um especialista para aumentar sua segurança ao praticar MTB.

Henrique Avancini na Copa do Mundo de MTB em 2019 (Imagem: Red Bull Content Pool)

Pedalar é sem dúvida uma das nossas atividades favoritas, mas, como em todo esporte ao ar livre, existem alguns riscos envolvidos.

>> Encontre tudo para o seu pedal na loja Bikehub

A boa notícia é que basta tomar algumas medidas simples para aumentar a segurança no pedal.

Nesta série de reportagens em parceria com a Seguros SURA, conversamos com três especialistas para conseguir dicas de como fazer isso pedalando na estrada, na trilha ou na cidade.

Na segunda matéria da série, que você confere abaixo, Hélio Silva, da HE Treinamentos e treinador de Henrique Avancini, falou sobre a segurança nas trilhas do mountain bike.

Na primeira matéria da série, Jean Coloca deu dicas para pedalar com segurança na estrada (confira as dicas aqui).

Na terceira matéria, que você confere em breve aqui no Bikehub, Daniel Guth, da Aliança Bike, fala sobre como aumentar a segurança ao pedalar em centros urbanos.

COMO PEDALAR COM SEGURANÇA NO MTB

Conversamos com o mountain biker Hélio Souza, da HE Treinamentos, para saber o que ele recomenda para um pedal off road seguro. Confira:

QUAIS SÃO OS MAIORES RISCOS DO MTB?

O risco se faz presente de várias maneiras. Minha principal recomendação é que o aprendizado seja gradual, para que o atleta ganhe experiência antes de encarar trilhas muito técnicas ou em lugares muito remotos.

Sugiro que o ciclista se aventure gradualmente para ganhar confiança e experiência, não só na pilotagem, mas também em relação ao uso correto dos equipamentos.

Ao pedalar em locais desconhecidos ou em trilhas muito técnicas, o risco aumenta. Isso tem que ser levado a sério, não se pode brincar, pois às vezes a diversão acaba com consequências bem desagradáveis.

QUE CUIDADOS TOMAR AO PEDALAR EM UMA TRILHA?

Aconselho evitar ao máximo ir para a trilha sozinho. Se for, avise alguém de confiança sobre os seus planos e onde você pretende ir. Assim, no caso de um acidente, pelo menos há a informação do seu paradeiro.

Outra coisa importante é levar um celular na mochila, para ajudar na comunicação em caso de emergência.

O QUE LEVAR PARA PRATICAR MTB COM SEGURANÇA?

Ser capaz de fazer a bike voltar a funcionar no caso de um imprevisto é fundamental para conseguir terminar o treino/passeio.

Recomendo levar ferramentas para consertos básicos, para quedas ou deslizes que podem causar avarias ou desajustes na bicicleta.

É importante saber remendar um pneu ou consertar uma corrente, por exemplo (ter um power link é uma boa opção) .

É muito comum acontecerem pequenas avarias na bicicleta durante um pedal off road, então é preciso estar preparado e saber como agir e como utilizar as ferramentas.

E EM RELAÇÃO À ALIMENTAÇÃO?

Em relação a alimentação, é sempre melhor sobrar do que faltar. Assim, se o pedal demorar mais do que o previsto, você estará preparado.

Se possível, escolha rotas que passem por pelo menos um local onde seja possível se reabastecer de água e comida.

CAMINHO DA FÉ COM O BIKEHUB

Ficou com vontade de pedalar de mountain bike?

O Bikehub vai levar dois grupos de ciclistas para percorrer o Caminho da Fé de MTB em 2022, com todo o apoio necessário para uma experiência confortável, divertida e segura.

A rota parte de Águas da Prata (SP) e passa por trechos nos estados de São Paulo e Minas Gerais até chegar à cidade de Aparecida, em aproximadamente 310 km de distância total.

O QUE ESTÁ INCLUSO NO PACOTE

Toda a logística do caminho será organizada pela equipe Bikehub. Você só tem que pedalar!

Estão inclusos no pacote:

  • Carro de apoio e transporte de bagagem durante o percurso;
  • 1 bike reserva para o grupo todo, que poderá ser utilizada em caso de quebra de sua bike, até que sejam feito os reparos necessários;
  • Traslado de ida até Águas da Prata (SP), saindo da loja Bikehub em São Paulo.
  • Traslado de volta de Aparecida chegando de volta na loja Bikehub.
  • Hospedagens em Pousada ou Hotel, todas com café da manhã e janta
    (importante: dependendo da pousada, os quartos poderão ser compartilhados);
  • Caixa de ferramentas / Bomba para calibragem dos pneus / Caixa térmica com frutas (Banana e maçã), água e refrigerante / Galão de água / kit para lavagem da bike/ Credencial / Almoço / Guia experiente conduzindo junto com o grupo / Fotos e vídeos.

INSCREVA-SE

Em 2022, o Bikehub faz a viagem ao Caminho da Fé em duas datas: 15 a 18 de outubro e 18 a 21 de dezembro, com 20 vagas por grupo. Clique aqui e faça sua inscrição!

PARCERIA BIKEHUB E SURA

A Seguros SURA é parceira Bikehub. Através desta parceria, Bikehubbers como você podem contratar o Seguro Bici Sura, pensado exclusivamente para ciclistas e bicicletas, em até 10 x sem juros. Interessou? Clique aqui e saiba mais sobre esta oportunidade que o Bikehub e a Sura prepararam para você!

Sobre a Seguros SURA Brasil

A Seguros SURA está presente em 9 países da América Latina. Sua estratégia atual baseia-se em entregar bem-estar e competitividade sustentável, a partir da gestão de tendências e riscos, o que permite ampliar a visibilidade dos clientes para antecipar riscos e aproveitar as oportunidades do entorno.


A Seguros SURA Brasil atua com foco em seguros para empresas e para pessoas com produtos de Seguro para Transportes, Frotas de Automóveis, Seguros para Pequenas e Médias Empresas (Vida em Grupo, Empresarial, Responsabilidade Civil e Frotas), Afinidades, Bicicletas, além do Seguro Residencial e seguro de automóvel de alto valor.

Ao todo, são mais de 350 funcionários distribuídos nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Campinas, Ribeirão Preto, Sorocaba, Goiânia, Bauru, Florianópolis, Londrina, Salvador, Piracicaba, São José do Rio Preto e Espírito Santo, que atendem todo o território nacional.

A presença em mais estados cria vínculos e possibilidades o entendimento do mercado e a geração de valor em todo o Brasil.

Em 2018, a empresa foi reconhecida em 7º lugar dentre 100 como uma das melhores multinacionais para se trabalhar na América Latina, de acordo com o Instituto Great Place to Work (GPTW), além de 1ª companhia do setor de seguros do ranking.

Para obter mais informações sobre a Seguros SURA, acesse o site: www.segurossura.com.br.

Instagram: @segurossurabr
Facebook: SegurosSURABrasil
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/seguros-sura/