Baixas temperaturas nunca foram desculpa para não pedalar – mas você não precisa sofrer com isso.

Pedalar no frio é uma delícia – desde que você esteja bem equipado, claro.

Com o inverno se aproximando e temperaturas mais baixas virando uma constante, levantar cedo para pedalar pode virar um desafio. Mas o amor pela bike (quase) sempre vence, e lá vamos nós encarar o frio.

>> Encontre tudo para o seu pedal na loja Bikehub!

A boa notícia é que existem algumas estratégias e acessórios aos quais você pode recorrer para aumentar seu conforto nas manhãs ou noites geladas.

DICAS PARA PEDALAR NO FRIO

Corta-vento Santini Nebula Nero: compacto, à prova de vento e resistente à chuva, um grande aliado do pedal nos dias mais frio. Encontre aqui.

➡️ Adapte-se aos poucos às baixas temperaturas. Comece com pedais mais curtos e vá aumentando conforme for acertando a necessidade de mais ou menos roupas, comida e acessórios.  

➡️ Vista-se em camadas e saia de casa com um pouco de frio. Se você sair para pedalar totalmente confortável, vai começar a passar calor pouco tempo depois.

➡️ Peças que podem ser tiradas com facilidade e cabem no bolso da jersey, como luvas e manguitos, são ideais para te esquentarem na hora do frio e não atrapalharem depois que você já aqueceu.

➡️ Reforce seus equipamentos de iluminação. A luminosidade nesta época do ano é mais baixa e o sol nasce mais tarde e se põe mais cedo. Invista em uma luz traseira forte, luz dianteira e acessórios refletivos.

Jersey Coral Raggio Santini Feminina: com tecido TermoFleece LitePro respirável, aquece sem pesar, e ainda tem detalhes refletivos na parte traseira. Encontre aqui.

➡️ Se o pedal for muito longo, leve itens reservas: quebra vento, luvas e meias extras.

➡️ Sua bike também pode precisar se adaptar às temperaturas mais frias. No frio, a pressão dos pneus cai mais rápido, então cheque se está tudo OK e calibre antes de sair se necessário.

A bateria das bikes elétricas também dura menos em temperaturas mais baixas. Uma dica é guardar a sua dentro de casa ao invés de no quintal ou na garagem.  

➡️ Esta é uma tradição entre ciclistas de estrada: em dias de vento ou muito frio, um jornal dobrado dentro da jersey barra o vento e mantém o calor do corpo. Antes de colocar o jornal dentro da blusa, amasse e desamasse as folhas – isso as deixa mais maleáveis. Quando passar o frio, guarde a folha amassada no bolso ou jogue no lixo. 

Blusão Santini Colore Bengal: com tecido em camada tripla, é resistente à água e à prova de vento. Encontre aqui.

➡️ Em dias de muito frio, a segunda caramanhola pode levar um chá ou outra bebida quente.

➡️ Em casos extremos, passe fita adesiva (estilo “silver tape”) nos furos frontais da sola da sapatilha, por onde entra o ar.

➡️ Botinhas de neoprene por cima da sapatilha ajudam a manter os pés quentes.

➡️ Não descuide da pele só porque o sol não está brilhando. Filtro solar sempre.