Provas de ciclismo para você participar
Granfondo Rio de Janeiro (Foto: Divulgação)

Participar de provas de ciclismo é diversão garantida. Separamos algumas das mais legais para você experimentar

Pedalar é sempre bom, seja por deslocamento, treino ou lazer. Mas competições são momentos únicos e especiais. Competir é emocionante, mesmo se você não estiver disputando os lugares mais altos do pódio.

>> Encontre tudo para o seu pedal na loja Bikehub

Desde a inscrição, os treinos, o preparo e o nervosismo pré-prova até os resultados, comentários e cansaço depois, tudo é motivo para dar o seu melhor, curtir o ambiente com outros ciclistas e disfrutar da infraestrutura preparada para o evento.

Ao longo do ano, acontecem diversas provas espalhadas pelo Brasil, com diferentes rotas, modalidades e perfis. Existem desde competições

No começo de abril tivemos a Giro d’Italia Ride Like a Pro Brasil, etapa do Giro d’Italia recriada na serra da Mantiqueira.

Confira um calendário com outras sugestões para você se divertir competindo em grandes provas do ciclismo de estrada este ano:

PROVAS DE CICLISMO DE ESTRADA NO BRASIL

GRAN FONDO RIO – 20 a 22 de maio

Pelotão do GFRJ (Imagem: Divulgação)

O Grand Fondo Rio de Janeiro é uma prova chancelada pela UCI que acontece desde xxx. Este ano, a prova tem três eventos: Contrarrelógio Inidividual em percurso de 20 km, Gran Fondo de 122 km e Medio Fondo de 72 km, em rotas inspiradas pelos percursos Olímpicos do Rio 2016.

O evento é uma etapa oficial da UCI Gran Fondo World Series, classificatório para o UCI Gran Fondo World Championships que acontecerá em Trento, na Itália, em setembro de 2022.

Sua organizadora, Gabi Monteiro, já foi convidada do podcast Bikehub – ouça aqui o episódio com ela.

ROAD BRASIL RIDE – 12 de junho

A Brasil Ride é a maior série de provas de MTB do país, com eventos espalhados por todas as regiões e distribuídos ao longo do calendário. Mas a franquia tem também uma tradicional prova de estrada, que este ano acontece em Pardinho, interior de São Paulo.

São duas opções de percurso: 60 km e 90 km.

L’ÉTAPE BRASIL – 23 a 25 de setembro

Pippo Garnero cruza a linha de chegada do L’Étape Brasil 2021, que ele venceu. Clique aqui para assistir o Papo com Pippo, no canal do Bikehub no Youtube.

O L’Étape Brasil se propõe a ser a reprodução de uma etapa do Tour de France, para que ciclistas de outras parets do mundo tenham uma ideia de como é participar da mais famosa das provas do Grand Tour.

O L’Étape chegou ao Brasil em 2015, com as três primeiras edições sendo realizadas em Cunha, no interior de São Paulo. O evento então passou a acontecer em Campos do Jordão.

A oitava edição do L’Étape Brasil Santander acontece de 23 a 25 de setembro de 2022 e pode ser feita em percursos de 60 km ou 104 km.

GFNY BENTO GONÇALVES – 16 de outubro

Prova da franquia Gran Fondo New York, que organiza competições em várias partes do mundo.

O tradicional Grand Fondo New York foi expandido para diversos lugares ao redor do mundo, com a proposta de proporcionar um “dia de profissional” para todos os ciclistas.

Neste ano, o Brasil recebe a competição em Bento Gonçalves (RS), com duas opções de distância: 144 km e 80 km, que passam por colinas, regiões vinículas e cidades como Farroupilha, Carlos Barbosa e Garibaldi.

Atenção: o percurso de 80 km não é competitivo. Sua cronometragem total é fornecida, mas não há classificações.