Andar de bicicleta pela cidade exige atenção, cuidados e respeito aos pedestres e demais meios de transporte.

Ciclovia da Marginal Pinheiros, em São Paulo
Ciclistas usando a ciclovia da Marginal Pinheiros, uma das mais movimentadas de São Paulo.

A bicicleta é um meio de transporte sustentável, que não polui e não causa congestionamentos, além de ser mais rápida do que o carro em algumas situações.

Mas além de um ótimo meio de transporte, a bicicleta também é o elemento principal do nosso esporte favorito: o ciclismo. 

>> Encontre tudo para o seu pedal na loja Bikehub!

Muita gente usa as ciclovias urbanas como local de treino para o ciclismo, mas é preciso lembrar que as ciclovias atendem a todo tipo de ciclista, não apenas os “competitivos”. 

Além disso, mesmo entre ciclistas experientes são comuns acidentes e desentendimentos ao pedalar sobre as faixas vermelhas. 

Por isso, fizemos um pequeno guia com “regras de etiqueta” para seguir ao utilizar as ciclovias.

TIPOS DE “CICLOVIAS”

Ciclovias são espaços construídos para o uso exclusivo da bicicleta. -mas muitas vezes são partilhadas também com pedestres.

Antes de mais nada, é preciso entender que existem diferentes tipos de espaços destinados ao pedal nas cidades. Conheça as diferenças entre eles:

CICLOVIA: Pista própria destinada à circulação de bicicletas, separada fisicamente do tráfego comum.

CICLOFAIXA: Parte da pista de rolamento, calçada ou canteiro, destinada à circulação exclusiva de bicicleta e delimitada por sinalização específica.

CALÇADA PARTILHADA: Parte da calçada ou canteiro central destinada à circulação exclusiva de bicicletas, delimitada por sinalização viária horizontal e vertical, podendo ter piso diferenciado.

CALÇADA COMPARTILHADA: É o espaço sobre a calçada ou canteiro central destinado ao uso simultâneo de pedestres e ciclistas. Atenção: este tipo de via sempre tem sinalização indicativa. Caso contrário, o CTB estabelece que não é permitido pedalar na calçada.

CICLORROTA: Via de velocidade máxima reduzida e com sinalização específica, indicando o compartilhamento do espaço viário entre veículos motorizados e bicicletas, criando condições favoráveis para sua circulação, interligando ciclovias, ciclofaixas e pontos de interesse.

REGRAS DE ETIQUETA E SEGURANÇA NAS CICLOVIAS

Ao pedalar em ciclovias, assim como na vida, a segurança e o respeito devem sempre estar em primeiro lugar. Para garantir um convívio saudável, existem algumas regras que precisam ser observadas.

1. LEMBRE-SE DE QUE VOCÊ NÃO ESTÁ SOZINHO

Dividir o espaço e respeitar o colega de pedal são atitudes imprescindíveis. Preste atenção ao seu entorno e olhe sempre à frente para poder ajustar o pedal a imprevistos.

Lembre-se de que você está cercado de ciclistas com diferentes níveis de habilidade e consciência. Faça sua parte e seja o exemplo.

Mesmo nas ciclovias, dê sempre preferência ao pedestre. Ele é o elemento mais vulnerável no trânsito, e é obrigação de todos cuidar da segurança dele.

2. ATENÇÃO ÀS ULTRAPASSAGENS

O momento de ultrapassar alguém à sua frente exige atenção e cuidado. Da mesma maneira, pedal consciente de que você também pode ser ultrapassado a qualquer momento.

“Muita gente esquece que tem gente vindo atrás e que podem querer ultrapassar. Não importa se você está andando em fila única ou de dois em dois: mantenha a direita e ofereça espaço a quem for ultrapassar. Para ultrapassar alguém , primeiro olhe para trás e se certifique de que não vem ninguém. Ultrapasse pela esquerda e depois retome a direita. É uma regra de trânsito básica, que deve ser aplicada também nas ciclovias”, diz Celso Anderson.

3. SINALIZE SUAS INTENÇÕES COM GESTOS

Apenas estender os braços na direção da curva que se pretende fazer já ajuda muito na convivência nas ciclovias.

Indicar suas intenções ao pedalar é um hábito simples que deixa seu pedal muito mais seguro.

Os gestos mais comuns são esticar os braços à esquerda ou à direita para sinalizar uma curva, balançar a mão para cima e para baixo para indicar (ou pedir) diminuição de velocidade e apontar para o chão no caso de buracos ou outros obstáculos, avisando quem vem atrás sobre o possível risco.

4. AVISE ALGUÉM DE CONFIANÇA

Ao sair para pedalar, seja sozinho ou em grupo, deixe alguém de confiança avisado sobre o seu roteiro pretendido. Assim, no caso de um imprevisto ou acidente, será mais fácil ser encontrado.

5. MANTENHA A CALMA E SEJA CORTÊS

Pedal e brigas não combinam. Se tiver um desentendimento com outro ciclista ou pedestre, tente manter a calma e apaziguar a situação.

Mesmo se estiver com a razão, converse com gentileza, preze por um acordo e siga pedalando. Às vezes um sorriso ou um pedido de desculpas desarmam a outra pessoa e contribuem para que todos sigam seus caminhos.

Ciclovia da Avenida Paulista
A ciclovia da Avenida Paulista, em São Paulo

PARCERIA BIKEHUB E SURA

Além de reembolsos em casos de roubos ou furtos, o Seguro Bici SURA te auxilia em casos de imprevistos ou acidentes, podendo garantir até a volta para casa no caso de um problema mecânico, por exemplo.

A Seguros SURA também é patrocinadora oficial dos uniformes de ciclismo Bikehub.

Através da parceria, Bikehubbers como você podem contratar um seguro de bike em até 10x sem juros. Interessou? Clique aqui e saiba mais sobre esta oportunidade que o Bikehub e a Sura prepararam para você!

Sobre a Seguros SURA Brasil

A Seguros SURA está presente em 9 países da América Latina. Sua estratégia atual baseia-se em entregar bem-estar e competitividade sustentável, a partir da gestão de tendências e riscos, o que permite ampliar a visibilidade dos clientes para antecipar riscos e aproveitar as oportunidades do entorno.

A Seguros SURA Brasil atua com foco em seguros para empresas e para pessoas com produtos de Seguro para Transportes, Frotas de Automóveis, Seguros para Pequenas e Médias Empresas (Vida em Grupo, Empresarial, Responsabilidade Civil e Frotas), Afinidades, Bicicletas, além do Seguro Residencial e seguro de automóvel de alto valor.

Ao todo, são mais de 350 funcionários distribuídos nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Campinas, Ribeirão Preto, Goiânia, Bauru, Florianópolis, Londrina, Salvador, Piracicaba, São José do Rio Preto e Espírito Santo, que atendem todo o território nacional.


A presença em mais estados cria vínculos e possibilidades o entendimento do mercado e a geração de valor em todo o Brasil. Em 2018, a empresa foi reconhecida em 7º lugar dentre 100 como uma das melhores multinacionais para se trabalhar na América Latina, de acordo com o Instituto Great Place to Work (GPTW), além de 1ª companhia do setor de seguros do ranking. Para obter mais informações sobre a Seguros SURA, acesse o site: www.segurossura.com.br.

Instagram: @segurossurabr
Facebook: SegurosSURABrasil
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/seguros-sura/