A Puravida oferece nutrientes e suplementos naturais para equilibrar seu organismo e melhorar seu desempenho na bike.

Puravida no Bikehbu
Com produtos clean e baseados em evidência científica, a Puravida é a nova parceira Bikehub em nutrição.

O Bikehub começa 2022 com mais uma ótima notícia: a Puravida é a nossa nova parceira!

A empresa de foodtech tem um catálogo de alimentos naturais, suplementos concentrados e cosméticos elaborados para a prática de um estilo de vida em harmonia com a saúde.

>> Encontra os produtos Puravida na loja Bikehub

Seus produtos alimentícios são elaborados com tecnologias inovadoras e com embasamento nas pesquisas científicas mais atuais.

As principais diretrizes da marca são a redução no consumo de carboidratos concentrados, como açúcares, amidos e farinhas, e a ênfase em boas gorduras nutricionais e proteínas.

Power Coffee, suplemento elaborado com 24 ingredientes benéficos à saúde, à base de café, que funciona como ativador metabólico. Disponível na loja Bikehub.

Fundador da Puravida, Flavio Passos acredita que a alimentação é a base da saúde.

“Não só, isso, é a base da otimização de qualquer desempenho pretendido, seja ele físico, cognitivo, mental, funcional ou criativo. Tudo se beneficia da boa nutrição”.

Conversamos com Marcelo Carvalho, nutricionista da marca, para saber mais sobre os suplementos nutricionais da Puravida.

QUAL O PAPEL DA SUPLEMENTAÇÃO NA VIDA DE UMA PESSOA COMUM? E NA VIDA DE UM ATLETA?

Blue Calm, suplemento à base de limão e spirulina azul, para auxiliar na qualidade do sono, reparo e preservação dos tecidos. Disponível na loja Bikehub.

Tudo depende da situação clínica da pessoa. Mas se ela é livre de patologias e não consegue ajustar seu padrão nutricional para ter exposição a todos os micronutrientes fundamentais, a suplementação entra para suprir esta carência.

Alguns dos casos de deficiência mais comuns são a deficiência de vitamina B12, de ácido fólico, ferro e proteínas.

Ciclistas têm um gasto energético muito significativo, e em função da demanda metabólica aumentada, muitas vezes a suplementação é interessante.

Neste caso, a suplementação entra para agir em três cenários: repor micronutrientes, disponibilizar mais energia, como em suplementos de carboidratos, e favorecer o processo de reparo e remodelamento da celular da massa muscular que foi estimulada, com suplementação proteica.

Ou seja, repor energias em função da grande demanda, potencializar o desempenho e otimizar a recuperação.

COMO SABER SE SUPLEMENTAÇÃO É PARA MIM?

Um profissional de saúde, médico ou nutricionista, fará um levantamento de sinais e sintomas clínicos que indicam a necessidade da suplementação.

A literatura médica é muito extensa em mostrar que uma grande parcela da população tem inadequação no consumo de micronutrientes. Por exemplo, cerca de 80% da população apresenta deficiência no consumo de magnésio.

A dieta ocidental comum costuma deixar a desejar no aporte de micronutrientes, magnésio e Ômega 3.

Para atletas, é importante regular o aporte de proteínas, que auxiliam na saúde do sistema imunológico e na saúde muscular.

Se o atleta não consegue adequar seu padrão dietético às necessidades do corpo, a suplementação pode ser um caminho interessante.

O ideal sempre é fazer o monitoramento por exames sanguíneos para avaliar a deficiência.

QUAIS OS DIFERENCIAS DOS PRODUTOS PURAVIDA?

Immune +, suplemento extraído da levedura e de cogumelos, que tem o intuito de fortalecer o funcionamento do sistema imunológico. Disponível na loja Bikehub.

Os produtos da Puravida têm três diferenciais que eu acho importantes: são “clean”, baseados na ciência e com dosagens pertinentes.

Todos os suplementos oferecidos pela Puravida têm o mínimo possível de compostos que podem levar a alguma nocividade, como flavorizantes, edulcorantes e acidulantes.

A construção das fórmulas tem base em amplos estudos científicos, comprovados por publicações e pesquisas de grande porte que estudam o uso e a resposta destas substâncias em modelos humanos.

As dosagens dos suplementos também são baseadas em evidências científicas, e todos os produtos são regulamentados pela Anvisa.

QUAIS OS PRODUTOS MAIS POPULARES DA PURAVIDA?

Diria que são os polivitamínicos, ácidos graxos, Ômega 3 e os suplementos proteicos.

QUEM NUNCA SUPLEMENTOU DEVE COMEÇAR POR ONDE?

Sem sombra de dúvida, procurando um profissional de saúde capaz de reconhecer possíveis deficiências por sinais e sintomas clínicos ou por exames, pra determinar qual a melhor forma e concentrações indicadas. 

Se eu fosse recomendar um único produto que serve para grande parte da população ocidental devido ao nosso padrão dietético, sem dúvida seria o Ômega 3, um ácido graxo poliinsaturado importantíssimo para o funcionamento celular.

>> Marcelo Carvalho, triatleta, Educador Físico e Nutricionista especializado em nutrição esportiva com foco em esportes de endurance. Ouça o podcast Bikehub com Marcelo aqui.