Saiba como levar a bike no avião ou ônibus até seu destino favorito, sem histórias tristes.

Conhecer uma cidade nova de bicicleta ou explorar percursos famosos de bike é sempre uma ótima opção de turismo. Porém nem sempre é tão fácil levar sua bicicleta para viajar com você.

>> Encontre tudo para o seu pedal na loja Bikehub!

Na hora de decidir se você vai alugar uma bicicleta no seu destino ou se vai levar a sua própria, é importante lembrar do custo e dos riscos de viajar com uma bike.

A maioria das companhias aéreas cobra taxas para transportar bicicletas, e não faltam histórias tristes de bikes danificadas após um voo.

Abaixo, reunimos algumas dicas para facilitar a viagem com a sua bike. Lembre-se sempre de checar o site da sua companhia aérea antes de viajar para se informar melhor sobre as políticas adotadas.

COMO LEVAR A BICICLETA NO AVIÃO

Viajar com a bicicleta no avião

PREPARANDO A BICICLETA PARA A VIAGEM

Existem malas especiais para bicicletas, comumente chamadas de mala-bike. Mas em algumas companhias aéreas é possível entregar a bicicleta para o check-in sem que ela esteja dentro de uma mala específica.

Uma opção é transportar a bike em uma caixa de papelão, que você pode pedir para um mecânico ou em uma loja especializada.

Se esta for a sua escolha, atenção com as peças e componentes: tire os pedais e vire o guidão para acomodar a bike na caixa. Nos dois casos, procure preencher os espaços vazios da embalagem com espuma, papel bolha ou jornal, para evitar choque entre as peças e protegê-las melhor.

>> OUÇA O PODCAST BIKEHUB 22, SOBRE EXPERIÊNCIAS CICLÍSTICAS NO RIO DE JANEIRO, com Daniel Kullock, da Rio Cycling.

Alguns lugares também permitem que a bike embarque apenas embrulhada em papel bolha ou filme plástico, sem os pedais e com o guidão virado e preso ao quadro.

➡️ Geralmente, uma mala-bike flexível funciona melhor do que uma rígida. Apesar de oferecerem maior proteção, os modelos rígidos costumam ser pesados e ocupar mais espaço.

➡️ Cartuchos de CO2 não podem ser levados no avião – nem como bagagem nem como mala de mão. Compre os seus no seu destino, ou opte por uma bomba de ar de mão.

COMO LEVAR A BIKE NO AVIÃO: DICAS PARA DRIBLAR TAXAS ABUSIVAS

Viajar de avião com a bicicleta


➡️ Entre para um programa de milhagem. Muitas vezes, isso dá direito a um limite maior de peso e tamanho na bagagem despachada.

➡️ Alguns aeroportos menores cobram taxas mais baratas para lidar com bagagens fora do padrão. Confira se este é o caso em algum aeroporto próximo ao seu destino final – a diferença de preço nas taxas pode compensar a diferença de preço na passagem.

➡️ Verifique as condições específicas oferecidas por sua companhia aérea e até em que avião você vai viajar. Modelos menores podem não acomodar bicicletas ou mala-bikes.

➡️ Se possível, imprima ou tire um print da tela do site da companhia aérea com as instruções para transporte de bicicletas. Podem ser úteis na hora de falar com o agente de check-in.

➡️ Algumas companhias aéreas cobram menos para levar uma bagagem de tamanho excessivo do que uma bicicleta. Nesses casos, compensa desmontar a bicicleta e embalá-la em um formato mais padrão.

➡️ Veja o custo de enviar a bicicleta separadamente para o seu destino. Pode ser mais barato do que transportá-la como bagagem.

➡️ Pesquise as taxas cobradas por cada companhia aérea antes de comprar a passagem, já que podem variar (e muito).

➡️ Seja gentil com o agente do check-in. Muitas vezes é a boa vontade dele que vai fazer a diferença entre embarcar a bike sem problemas e ter muita dor de cabeça.

COMO LEVAR A BIKE NO AVIÃO: OUTROS CUIDADOS

Algumas bicicletas cabem em malas padrão quando desmontadas.


➡️ Antes de viajar, verifique as condições de seguro da bike oferecidas pela companhia aérea.

➡️ Na chegada, desembrulhe a bike e verifique que tudo está OK antes de passar pela alfândega – depois disso, fica quase impossível responsabilizar a companhia aérea por quaisquer danos causados durante o transporte.

➡️ Não esqueça de levar as ferramentas de que vai precisar para fazer os ajustes necessários na bike quando chegar ao seu destino.

E SE EU FOR DE ÔNIBUS?

Viajar de ônibus é uma alternativa a levar a bike no avião
Levar a bicicleta no ônibus pode ser bem fácil – ou não.

Levar a bicicleta em viagens de ônibus pelo Brasil é praticamente uma loteria. De acordo com a lei, as empresas são obrigadas a transportar volumes de até 30 kg e que não ultrapassem um metro de tamanho em qualquer direção.

Por essa regra, seria facilmente possível transportar bikes desmontadas e devidamente embaladas. Mas na prática, é o motorista quem vai determinar o embarque da sua bicicleta. Seja gentil, arme-se de paciência e boa sorte.