A camisa de ciclismo é uma das peças mais icônicas do esporte. Mas será que você precisa mesmo de uma jersey? A resposta curta é: sim.

jersey camisa de ciclismo Santini

Engana-se quem pensa que o ciclista está feliz apenas com a bicicleta: junto com ela investimos em sapatilhas, capacetes, bretelles, caps, meias e luvas. E um dos primeiros acessórios escolhidos é a jersey ou camisa de ciclismo.

>> Encontre tudo para o seu pedal na loja Bikehub!

As jerseys são camisas justas ao corpo, para diminuir o atrito com o ar, feitas de materiais como o poliéster, poliamida ou Nylon, que facilitam a evaporação do suor.

De meio zíper ou zíper inteiro, as camisas de ciclismo costumam ter bolso traseiros que são facilmente acessíveis sem necessidade de desmontar da bike. Eles servem para levar chaves, celular, câmaras sobressalentes, bombas de ar, barrinhas e géis.

Jersey Santini colore, disponível na loja Bikehub.

O corte das camisas de ciclismo também favorece o conforto no pedal. As mangas e os ombros têm forma mais larga, para garantir maior conforto ao esticar o corpo para a frente sobre o guidão.

Alguns modelos de camisa de ciclismo incluem também detalhes tecnológicos. São tecidos respiráveis de última linha, tecidos com proteção UV, bolsos com zíper, detalhes refletivos e barras de silicone no interior das mangas, para impedir que a peça saia do lugar.

Jersey Santini colore feminina, disponível na loja Bikehub.

Resumindo: pedalando de jersey você aumenta seu conforto, facilita a regulação da temperatura corporal, diminui o atrito com o ar e ganha espaço para acessórios. Só vantagens!

SÍMBOLOS

As jerseys também têm um forte papel simbólico no ciclismo, já que agrupam equipes e clubes e tornam o pelotão facilmente identificável.

As jerseys competitivas das maiores provas ciclísticas do mundo também têm significados distintos, e muitas são objeto de cobiça. Duas das mais conhecidas são o maillot jaune no Tour de France…

Tadej Pogacar vestindo a jersey amarela do campeão do Tour de France.

… e a jersey arco-íris do campeão mundial da UCI:

A jersey de Campeão Mundial da UCI, réplica oficial da Santini, disponível na loja Bikehub.

COMO CUIDAR DA SUA JERSEY

Para evitar cheiro forte, proliferação de bactérias e desgaste acelerado do tecido, o melhor a fazer é lavar a sua camisa de ciclismo após cada uso. Para isso, siga as instruções de lavagem que acompanham a peça.

De modo geral, o melhor a fazer é lavar com água fria e sabão neutro, e deixar secar à sombra, nunca na secadora.