Bikehub.com.br | Compre e Venda - Bikes Novas e Usadas
Anuncie / Cadastre-se
O que você procura?
Onde?
A que distância?
Blog
Você sabia que temos um Marketplace também?
Compre Agora
ESTRADA/TRIATHLON 7 coisas para fazer após pedalar na chuva
Bikehub

atendimento@bikehub.com.br

Todo mundo já pedalou na chuva, mesmo que não fosse parte do plano. Saiba o que fazer para evitar prejuízos quando o tempo fecha.

Na chuva você se diverte ou se preocupa com o dano causado à bike?

Pedalar na chuva pode ser muito divertido. Passar por cima de poças, se sujar na lama e se sentir confiante por estar pedalando quando os reles mortais estão dentro de casa são sensações impagáveis. 

>> Conheça a loja Bikehub!


Mas na hora da volta para casa, é melhor tomar alguns cuidados para evitar catástrofes como bike quebrada, partes enferrujadas ou roupas manchadas. Veja estas dicas para evitar dissabores após pedalar na chuva:


1. LAVE A BIKE ASSIM QUE POSSÍVEL

Uma boa mangueirada vai tirar o excesso de sujeira e deixar a finalização mais fácil.

Deixar a sujeira secar só significa mais trabalho para depois. Enquanto a bike ainda está molhada, jogue uma água com a mangueira para tirar o excesso de lama e sujeira, mesmo se você não estava pedalando na terra.

Use a mangueira do jardim e resista à tentação de usar lavadores de pressão tipo “Wap”, que podem causar estrago às peças. Se for o caso, você pode levar a bike para uma lavagem completa na oficina depois.


2. TROQUE LOGO DE ROUPA

Trocar de roupa logo após a atividade física (molhada ou não) é o melhor jeito de evitar infecções e desconforto prolongado.

Entre a chuva, o suor e o creme de chamois, a umidade nas roupas cria um ambiente propício para proliferação de bactérias. Manter suas “partes” sempre secas é a melhor maneira de evitar infecções e assaduras. 

Se você tem o costume de pedalar na chuva, pode ser uma boa ideia deixar um shorts reserva no quintal, para você poder se trocar logo que voltar do pedal. 


3. ENXAGÜE AS ROUPAS TAMBÉM.

Quando for passar uma água na bike com a mangueira, aproveite para passar uma água nas roupas também. Assim, você tira o excesso de sujeira antes de colocar o kit para lavar na máquina. 


4. FAÇA UMA PRÉ-LAVAGEM DAS ROUPAS

Tirar manchas de graxa da sua roupa pode ser um desafio, principalmente se você deixar a sujeira secar. Após enxaguar as roupas com a mangueira, verifique se há alguma mancha de graxa e trate a área com um detergente neutro.

Deixe a roupa descansar um pouco com o detergente localizado antes de colocar tudo na máquina.

5. LAVE TUDO CORRETAMENTE

Evite a secadora: o calor pode danificar as fibras e as partes mais sensíveis do seu kit.

O jeito com que você lava suas peças de roupa de ciclismo é crucial para aumentar sua durabilidade. Escolha sempre água fria, siga as instruções do fabricante e seque tudo no varal (nunca na secadora).

Isso é ainda mais importante na hora de lavar capas de chuva, cujo material e emendas sofrem quando expostos ao calor.

Se a sujeira não for demais, você pode só enxaguar a capa de chuva com a mangueira e secar no varal. 


6. CUIDE DA SUA CORRENTE

Cuidar bem da corrente é imprescindível.

De todos os componentes da sua bike, a corrente provavelmente é a parte que mais sofre com um pedal na chuva. Cuide dela passando uma água com a mangueira, e depois escovando para tirar qualquer sujeira ou partículas que tenham ficado.

Seque bem com um pano, papel ou estopa para evitar ferrugem, e lembre-se de lubrificar tudo antes do próximo pedal. 


7. DETALHES TÃO PEQUENOS

Sapatilhas sujas: é melhor lidar logo com o problema.

Após cuidar da bike e das roupas, é hora das sapatilhas e do capacete. Com as sapatilhas, vale a mesma regra das roupas: é melhor limpar antes que sequem.

Ainda usando a mangueira do jardim, dê uma boa enxaguada nelas para tirar a sujeira, e finalize com um pano macio. Coloque para secar em um lugar ventilado, e ponha jornal dentro de cada pé para acelerar o processo. 

Com o capacete, use um pano para limpar qualquer sujeira que tenha ficado por dentro, e coloque para secar em um lugar bem ventilado. 

Para Bikers como você
Bikehub.com.br | Compre e Venda - Bikes Novas e Usadas