Provas de ciclismo de pista duram vários dias e acontecem em um lugar especial: o velódromo.

O velódromo é uma estrutura com pistas inclinadas e em formato oval. A maioria dos velódromos modernos tem o piso feito em madeira.

As provas de ciclismo de pista foram as últimas competições de ciclismo a acontecer durante os Jogos Olímpicos de Tóquio. Realizadas ao longo de uma semana, as provas de ciclismo de pista despertam muito interesse, principalmente porque acontecem em um lugar especial: o velódromo.

>> Conheça a loja Bikehub!

Mas como funciona cada prova dentro do velódromo? Preparamos um breve guia para você entender melhor como funcionam estas competições. Conheça mais as diversas competições que acontecem no velódromo. Confira:

CICLISMO DE PISTA


O ciclismo de pista é disputado com bicicletas de roda fixa, sem freio. Em Tóquio, foram seis categorias dentro da modalidade, incluindo a Madison, que faz seu retorno aos Jogos Olímpicos, e a Omnium, que tem seis provas diferentes.

VELOCIDADE

Na prova de velocidade, são apenas dois ciclistas na disputa. Eles devem  percorrer 1km no velódromo, mas só os últimos 200 metros são cronometrados. Por isso, a prova é muito estratégica e a velocidade aumenta muito no final. Vence quem cruza a linha de chegada primeiro. 


Na prova de velocidade por equipe, duas equipes se posicionam em lados opostos do velódromo. A cada volta, o líder de cada equipe se retira da prova, restando apenas um ciclista de cada equipe para cruzar a linha de chegada. No masculino as equipes começam com 3 atletas, e no ciclismo feminino, com 2. Ganha a equipe com o menor tempo.

PERSEGUIÇÃO

Na prova de perseguição por equipes, as duas equipes, de 4 atletas cada, largam em lados opostos do velódromo. Todos os ciclistas fazem todo o percurso de 4km, revezando-se à frente do grupo. Ganha a equipe com menor tempo, ou que alcançar a equipe adversária. 

KEIRIN


No Keirin, os ciclistas seguem uma bicicleta motorizada (ou moto), que aumenta a velocidade da prova gradativamente até os últimos 700 metros, quando a moto sai da pista e os ciclistas iniciam a verdadeira disputa. 

MADISON


A modalidade Madison voltou aos Jogos em Tóquio – onde teve sua primeira edição feminina.

Dois atletas se revezam para percorrer 30 km (na prova feminina) ou 50 km (na masculina). A largada é coletiva e acontece com as bikes já em movimento. O objetivo é dar mais voltas que os adversários e conquistar mais pontos nos sprints intermediários. É comum que os ciclistas “empurrem” o companheiro de equipe puxando-os pela mão na hora de revezar. 

OMNIUM


O Omnium é o maior evento dentro do ciclismo de pista. Composto por 6 provas, é disputado em dois dias, e o vencedor é o ciclista com a maior pontuação total. 


Provas do Omnium no Ciclismo de Pista:


Scratch: o pelotão larga junto e vence quem cruzar primeiro a linha de chegada. O percurso tem 10 km na prova feminina e 15 km na masculina. 

Perseguição individual: dois ciclistas largam em lados opostos do velódromo. Ganha quem completar o percurso no menor tempo (3 km no feminino e 4 km no masculino).

Eliminação: o pelotão todo disputa sprints consecutivos. O último ciclista que cruza a linha a cada duas voltas é eliminado. Vence quem se mantém até o final. 

Contrarrelógio: prova individual por tempo, com percurso de 500 metros para as mulheres e 1 km para os homens. 

 – Flying lap: cada ciclista dá uma volta sozinho na pista. A largada é feita com a bicicleta já em movimento. Ganha quem fizer o menor tempo. 

Corrida de pontos: Nessa prova, os atletas pedalam juntos (25 km no feminino e 40 km no masculino), disputando sprints intermediários que acontecem a cada 10 voltas e valem pontos para os 4 primeiros colocados.

Também pontua quem completa a volta junto do pelotão. É a prova mais “difícil” de acompanhar no ciclismo de pista se você não está habituado com as regas.