As três provas do Grand Tour são as maiores competições ciclísticas da Europa.

É divertido e emocionante acompanhar disputas entre os melhores ciclistas do mundo, mas você sabe mesmo o que está acontecendo em cada prova? Para quem não está familiarizado com a dinâmica de provas de muitos dias, pode ser complicado assimilar o desenrolar da história.

>> Encontre tudo para o seu pedal na loja Bikehub

Fizemos um pequeno guia para te ajudar a entender melhor os aspectos básicos das provas do chamado “Grand Tour” europeu, composto por Tour de France, Giro d’Italia e La Vuelta a España.

Conheça as principais provas de ciclismo de estrada do calendário mundial e torça com conhecimento de causa!

GRAND TOUR

Itália, França e Espanha: países com forte tradição ciclística e sedes das maiores provas do esporte.

O chamado Grand Tour engloba as três maiores provas de bike da Europa: o Tour de France, o Giro d’Italia e La Vuelta a España. As três provas acontecem anualmente e têm o mesmo formato: competições de três semanas, por etapas.

São as únicas provas autorizadas pela UCI a durar mais de 14 dias, com dois ou três dias de folga durante cada evento.

O Giro costuma acontecer em maio, o Tour em julho e La Vuelta em setembro ou outubro.

Já houve algumas idas e vindas na realização de provas femininas do Grand Tour. Atualmente acontecem o Tour de France Femmes e o Giro Donne, versões femininas e mais curtas do Tour e do Giro.

COMO FUNCIONAM AS PROVAS

As provas do Grand Tour são compostas por 21 etapas diárias, geralmente com menos de 200 km cada, divididas entre etapas planas, etapas montanhosas, etapas de alta montanha e contrarrelógios.

Dois dias de descanso permeiam as competições, no começo da segunda e no começo da terceira semanas. Quando a prova começa em um país que não faz fronteira direta com o país anfitrião costuma haver um terceiro dia de descanso, pensado para a viagem da equipe entre um país e outro.

A principal competição nas provas do Grand Tour é a Classificação Geral, a competição geral por tempo, vencida pelo ciclista com o menor tempo total, somado em todas as etapas. A cada dia, o líder desta competição (o ciclista com menor tempo até o momento) usa a camisa do líder: amarela no Tour de France, rosa no Giro e vermelha na Vuelta.

Mas outras competições também acontecem simultaneamente, dependendo da prova. Algumas das competições “menores” são: por equipes, de escalada, de sprints e entre os ciclistas mais jovens (de até 25 anos de idade).

As competições de escalada e sprint são avaliadas em trechos específicos das etapas.

TOUR DE FRANCE

Tour de France 2020 em frente ao Arco do Triunfo, em Paris (Foto: Divulgação Tour de France)

QUANDO ACONTECE EM 2023:

01 de julho – 23 de julho.

HISTÓRIA

A “prova de todas as provas”, o Tour de France é sem dúvida a maior prova ciclística do mundo. Além disso, é também o maior evento esportivo anual do mundo. Sua audiência é de 3.5 bilhões de pessoas assistindo em 188 países. Entre 20 e 22 equipes disputam a prova a cada ano, com oito ciclistas em cada.

O Tour tem tradição desde 1903, quando teve apenas seis etapas. A cor amarela do emblemático maillot jaune, a jersey amarela do líder, era uma homenagem ao jornal que patrocinava a corrida, o L’Auto Vélo – impresso em páginas amarelas.

Com muitos trechos clássicos (como as montanhas do Alpe d’Huez, Mont Ventoux e Col du Tourmalet) o Tour passeia pela França em um percurso que muda a cada ano.

Ocasionalmente as largadas também acontecem em outros países, entrando na França em seguida.

GIRO D’ITALIA

Etapa 18 do Giro d’Italia 2020 (Foto: Giro d’Italia)

QUANDO ACONTECE EM 2023:

6 a 28 de maio.

HISTÓRIA:

O primeiro Giro foi disputado em 1909. Similarmente ao Tour de France, o Giro também foi criado por um jornal, o La Gazzetta dello Sport, que o patrocina até hoje. Na época, o jornal já participara da organização do Giro di Lombardia e da Milano – San Remo. 

Seu líder veste a famosa maglia rosa – a jersey cor de rosa que indica o atual líder da competição geral. São cerca de 20 equipes concorrendo a cada ano, com oito ciclistas cada. O percurso do Giro muda a cada edição. Desde 1988 acontece também a versão feminina da prova, o Giro Rosa.

Uma das características mais peculiares do Giro é que ele traz várias competições menores ao longo do tempo. Algumas delas são a competição de combatividade, a de metas volantes, a de fugas, a de fair play e até mesmo a briga pelo último lugar geral.

LA VUELTA A ESPAÑA

Etapa 14 da La Vuelta em 2020 (Foto: La Vuelta a España)

QUANDO ACONTECE EM 2023:

26 de agosto – 17 de setembro.

HISTÓRIA:

Disputada pela primeira vez em 1935, é portanto a mais jovem das provas do Grand Tour. Inicialmente, sofreu muitas críticas pelas distâncias imensas cobertas em cada etapa. A primeira edição da Volta teve 14 etapas e 3.431 km.

Sua história também tem origem vinculada a um jornal, o Informaciones, que passou a organizar a corrida em 1935. Nos primeiros anos de Volta houve interrupções em sua realização e pouca participação estrangeira. A partir de 1955 a Volta tomou força e ganhou fama internacional. O espanhol Roberto Heras é o maior vencedor da prova até o momento, tendo vencido em 2000, 2002, 2003 e 2004.

A partir de 2010 a Volta se modernizou, incluindo muitas chegadas em montanhas, uma de suas principais características atuais. Os percursos espanhóis costumam sofrer críticas por serem bastante parecidos a cada etapa, o que não propicia grandes mudanças ao longo do tempo.

A cor da camisa de líder da Volta variou muito ao longo dos anos, mudando de acordo com as cores de seus diferentes patrocinadores.

***

https://www.youtube.com/watch?v=51bnz7LGqCM&t=223s