Vestir jerseys de determinadas cores é símbolo de prestígio e motivo de orgulho.

A temporada de provas de ciclismo 2021 já começou, e em breve será a vez das provas do chamado Grand Tour europeu – o Tour de France, o Giro d’Italia e La Vuelta a España. São competições de três semanas de duração, com lideranças disputadas. E os líderes podem ser facilmente identificados através de jerseys especiais e altamente cobiçadas.

>> Conheça a loja Bikehub!

A cada dia são computados os dados da etapa, e os líderes até o momento vestem as jerseys na etapa seguinte, mostrando ao mundo sua atual posição de prestígio.

As camisas podem mudar de “dono” de um dia para o outro, especialmente no começo das competições, quando as lideranças ainda variam muito.

Confira abaixo o que significa cada jersey em cada uma das provas do Grand Tour:

cor das jerseys no Tour de France
Cena do Tour de France 2020 (Foto: Divulgação Tour de France)

COR DAS JERSEYS NO TOUR DE FRANCE:

>> AMARELA:

o maillot jaune é a jersey de cor mais famosa

A Jersey amarela ou maillot jaune é um dos maiores símbolos do Tour. Ela indica o ciclista que tem o menor tempo total acumulado. É um dos maiores símbolos do esporte.

>> VERDE:

A jersey verde é usada pelo líder da classificação por pontos.

Os pontos são acumulados de acordo com as colocações obtidas pelo ciclista a cada etapa e também com sprints intermediários determinados, localizados em trechos selecionados do percurso

>> BRANCA COM BOLINHAS VERMELHAS:

Esta é a Jersey do rei da montanha, ou seja, o ciclista que apresenta melhor desempenho nas montanhas.

Os ciclistas pontuam de acordo com suas colocações em subidas determinadas e categorizadas.

As passagens de montanha valem diferentes pontuações de acordo com sua inclinação, duração e posicionamento dentro da prova.

>> BRANCA:

A Jersey branca indica o ciclista mais rápido (com menor tempo acumulado) com idade até 25 anos (contados no dia 1 de janeiro do ano da prova).

Essa Jersey foi usada pela primeira vez em 1975.

OUTRAS COMPETIÇÕES:

Além das competições principais, o Tour de France tem outras competições, “menores”. Algumas delas também identificam seus líderes.

>> COMBATIVIDADE:

Desde 1952, o ciclista com o número vermelho é o que apresentou maior combatividade. Este prêmio é dado àquele que manteve a fuga mais longa do pelotão ou teve uma performance formidável na etapa.

Oficialmente, leva o prêmio o ciclista que “mostra o maior esforço e espírito esportivo”. Um júri feito por membros da organização da corrida decide quem é o vencedor a cada etapa. Recentemente membros do público também puderam participar da decisão, votando pela internet.

>> POR EQUIPES:

Os líderes da competição por equipes também podem ser identificados por seus números, pretos sobre fundo amarelo. A competição é baseada nos tempos dos três melhores ciclistas de cada equipe.

>> LANTERNE ROUGE:

O Lanterne Rouge, ou “lanterna vermelha”, é o “prêmio não-oficial” dado ao ciclista mais mal colocado do Tour. Apesar de não ser uma premiação em si, ainda assim é um lugar de “destaque” que sempre chama a atenção do público.

Reza a lenda que o nome do “prêmio” vem da lanterna vermelha utilizada em trens europeus antigamente. A lanterna era pendurada no último vagão do trem, e servia para mostrar ao maquinista, olhando da locomotiva, que todos os carros ainda estavam no conjunto.

Para levar o prêmio de lanterna vermelha, o ciclista tem que encontrar o equilíbrio perfeito. Não pode ir tão rápido a ponto de disparar na classificação, nem tão lentamente a ponto de perder os tempos de corte mínimos necessários para continuar na competição.

O lanterne rouge não ganha nenhum prêmio, apenas um “prestígio às avessas”. Sua conclusão do Tour de France mostra perseverança mesmo sem chances de vitória e traz uma certa fama momentânea para o último colocado.

Já houve tempos em que a organização da prova dava uma pequena lanterna vermelha como “prêmio” ao último colocado, mas o hábito foi deixado de lado para não incentivar a competição pelo último lugar.

COR DAS JERSEYS NO GIRO D’ITALIA:

>> ROSA:

a jersey cor de rosa é a mais famosa do Giro d'Italia
Richard Carapaz com a maglia rosa no Giro de 2019

No Giro d’Italia a jersey mais disputada é a famosa maglia rosa. A cor vem do jornal Gazzetta dello Sport, que fundou a corrida em 1909. A jersey rosa é usada pelo líder da competição geral por tempo.

>> AZUL:

Giulio Ciccone com a maglia azzurra no Giro de 2019.

No Giro a jersey azul aponta o líder da competição de montanha. Até 2013, a jersey do melhor escalador era verde. As subidas do Giro são divididas em quatro categorias de acordo com sua dificuldade.

Um outro prêmio de montanha, chamado Cima Coppi (em homenagem ao ciclista italiano Fausto Coppi), é dado ao ciclista que atingir primeiro o pico da montanha mais alta do percurso a cada ano.

>> ROXA:

Pascal Ackerman com a maglia ciclamino em 2019.

A jersey roxa ou maglia ciclamino é vestida pelo líder da competição por pontos. Muito frequentemente os sprinters vestem essa jersey, já que etapas planas valem mais pontos do que etapas de montanha.

>> BRANCA:

Miguel Angle Lopez vestindo a jersey branca no Giro 2019.

Como no Tour de France, a maglia branca é vestida pelo líder da competição por tempo entre os ciclistas de até 25 anos de idade.

>> OUTRAS COMPETIÇÕES:

Além das competições que valem jerseys coloridas, o Giro também premia as melhores equipes, sprints intermediários, maior combatividade e maiores fugas.

Os ciclistas líderes da competição por equipes usam números de identificação cor de rosa ao invés de brancos.

As outras competições não ganham distinções mas têm bastante prestígio, em especial o prêmio de fuga, chamado de Premio Fuga Pinarello.

COR DAS JERSEYS NA VUELTA A ESPAÑA:

a cor das jerseys na Volta a Espanha mudou bastante ao longo dos anos
Etapa 17 da Volta a Espanha 2020 (Fotos: Divulgação La Vuelta)

A cor da jersey dos líderes da Volta a Espanha mudou inúmeras vezes ao longo da história da competição, principalmente para se adaptar às cores dos diversos patrocinadores que apoiaram a prova com o passar dos anos.

Atualmente as jerseys da Volta ainda mantêm uma relação direta com os patrocinadores de cada competição. Desde 2010, as cores da são estas:

>> VERMELHA:

a jersey de cor vermelha representa o líder da Volta a Espanha

Dada ao ciclista que ocupa o primeiro lugar geral na competição por tempo.

>> VERDE:

Essa é a jersey vestida pelo ciclista que lidera a competição geral por pontos. Os ciclistas acumulam pontos de acordo com sua colocação ao final de cada etapa e também durante sprints intermediários.

>> BRANCA COM BOLINHAS AZUIS:

Na Volta, esta é a jersey do líder da competição de montanha. Os pontos são ganhos em determinadas passagens de montanha ao longo do percurso.

>> BRANCA:

Como nas outras provas do Grand Tour, a jersey branca indica o líder da competição geral por tempo entre os ciclistas mais jovens da prova.

>> OUTRAS COMPETIÇÕES:

A Volta a Espanha também premia as melhores equipes, os vencedores de cada etapa e combatividade.

Diferente do Tour de France e do Giro d’Italia, aqui é o público quem decide quem foi o ciclista mais combativo, através de uma votação.

***

https://www.youtube.com/watch?v=51bnz7LGqCM&t=221s