Pedalar em descidas é um prazeroso momento de adrenalina no pedal, mas é preciso ter cautela.

Pedalar nas descidas
Descidas: a recompensa depois do esforço.

Quem não gosta de pedalar em descidas? Momento de esforço zero, vento no rosto e adrenalina a mil, as descidas são trechos sedutores em qualquer pedal. No entanto, devido às altas velocidades e ao terreno inclinado, é preciso tomar muito cuidado para pedalar com segurança e evitar acidentes.

>> Conheça a loja Bikehub!

“Eu adoro a emoção das descidas, mas elas são perigosas pois a velocidade é grande”, diz Celso Anderson. “Se possível, tente conhecer a descida previamente. E se quiser aproveitar a descida para atacar, é preciso mais cuidado ainda”.

É muito comum os ciclistas quererem melhorar sua aerodinâmica na bike na hora da descida, ajustando sua posição para diminuir o atrito com o ar. Recentemente a UCI proibiu a posição “super tuck” em competições para diminuir o risco de acidentes nas provas.

Super tuck: o ciclista se posiciona fora do selim para aumentar sua aerodinâmica (Foto: Roda Bike Magazine)

“Muitas vezes o ciclista amador tenta imitar o comportamento dos profissionais, o que pode ser muito arriscado”, diz o treinador Jean Coloca. “O melhor a fazer é evitar esta mudança de posição nas descidas. Mesmo sem estar sendo monitorado, não vale o risco”, opina.

Jean Coloca em ação na descida.

Abaixo, Jean dá dicas para pedalar com segurança nas descidas.

COMO PEDALAR COM SEGURANÇA NAS DESCIDAS

➡️ Segure firme no guidão.

➡️ Mantenha pelo menos dois metros de distância dos outros atletas.

➡️ Não desça com a cabeça abaixada.

➡️ Reduza a velocidade antes de entrar em qualquer curva. Mesmo se for um lugar que você já conhece, pode haver areia, terra ou óleo na pista.

➡️ Não freie a bike dentro da curva.

➡️ Acione os freios de maneira uniforme. Frenagens bruscas podem fazer a bike “jogar” para os lados, tanto na dianteira quanto na traseira.

➡️ Ao pedalar na chuva, diminua a velocidade e dobre os cuidados. A bicicleta pode perder a aderência ao solo quando você menos esperar.

➡️ Não compita com os colegas em descidas. A empolgação do momento pode causar acidentes graves.

➡️ Antes de qualquer pedal, verifique a condição e o funcionamento dos freios e demais componentes.

➡️ Lembre-se: a maior conquista é voltar bem para casa!

**

>> Ouça o podcast Bikehub com histórias do ciclismo de estrada brasileiro com Jean Coloca!

>> TREINE COM JEAN COLOCA

JEAN COLOCA ASSESSORIA DE CICLISMO: Treinamento em ciclismo de estrada, planilhas, personal, assessoria esportiva, desenvolvimento de produtos, palestras motivacionais e carreira.
Clique aqui e saiba mais.