Ter os equipamentos básicos deixa seu pedal mais seguro e confortável

Você não precisa de muita coisa (ou rios de dinheiro) para se exercitar pedalando

Para começar, basta apenas a bicicleta. Mas seja para melhorar segurança, o desempenho ou o conforto, existem outros itens que deixam o “arsenal” do ciclista mais completo. Selecionamos oito equipamentos de ciclismo que vão dar motivação extra para quem pedala.

>> Conheça a loja Bikehub!

EQUIPAMENTOS DE CICLISMO

CAPACETE  

Pelo menos no meio esportivo, capacete não é opcional: todas as provas chanceladas pela UCI, a federação internacional de ciclismo, obrigam seu uso, o que acabou consolidando o costume.

O requisito mínimo é que o capacete tenha certificação do Inmetro, seja do seu tamanho e fique bem ajustado na cabeça, sem atrapalhar o campo de visão.

Além disso, precisa ser arejado e confortável. Para outros requisitos, a tecnologia disponível não tem limites. Há modelos ultraleves, extremamente ventilados, conectados ao celular caso o ciclista “apague” com a queda ou que prometem praticamente zerar a chance de concussões.  

Equipamentos de ciclismo

Bontrager Circuit Mips

Este modelo da Trek Bontrager tem a tecnologia MIPS, o Sistema de Proteção contra Impactos Multidirecional. Desenvolvido por cientistas e neurocirurgiões, simula um mecanismo da própria caixa craniana para proteger o cérebro, ao reduzir as forças rotacionais no cérebro causadas por impactos angulares na cabeça.

ÓCULOS DE CICLISMO

Mais do que um acessório, os óculos de ciclismo são parte dos equipamentos de segurança. Além da proteção UV essencial para resguardar a retina de quem passa tantas horas exposto ao sol, um bom par de óculos protege de vento, poeira, insetos e respingos de lama.

Os modelos esportivos são feitos de materiais mais flexíveis que, em caso de queda com impacto no rosto, não machucam o ciclista. Contam com melhor sistema de ventilação e anti-embaçamento. Procure um modelo confortável e próprio para o tipo de pedal que você faz – algumas lentes diminuem o contraste de manchas de sol na trilha, por exemplo, enquanto outras facilitam ver melhor imperfeições e buracos no asfalto.

Oakley split shot

A linha Split Shot da Oakley tem versões com lente Prizm escura ou espelhada e armação mais casual, sem deixar de oferecer atributos esportivos como nosepad antiderrapante, boa ventilação, leveza e segurança, além de filtrar 100% dos raios UV.

LUVAS

Boas luvas podem prevenir calos e bolhas e até evitar problemas mais sérios, como amortecimento de nervos da mão como o ulnar, por exemplo, que sofre após muitas horas de pedal. Também servem para evitar que as mãos escorreguem do guidão por causa do suor, aumentando a segurança na pilotagem.

Em condições frias, como treinos de inverno, a melhor opção são luvas que cobrem os dedos inteiros. Luvas muito folgadas escorregam; muito justas prendem a circulação. Elas devem ser flexíveis, sem apertar ou limitar a liberdade de movimentos.

Detalhes desejáveis são acabamento dos punhos ajustável com velcro e costas da mão com material atoalhado, muito útil para enxugar o suor do rosto. Alguns modelos têm um puxador entre os dedos, para ajudar a tirar a luva. E não custa lembrar: luvas podem (e devem!) ser lavadas periodicamente, de acordo com as instruções do fabricante.

Specialized Body Geometry Dual-Gel

Superconfortáveis, as luvas da linha Specialized Body Geometry Dual-Gel são feitas seguindo princípios ergonômicos que otimizam a relação do corpo com a bike. Com acolchoamentos em gel nas palmas, reduzem a pressão no nervo ulnar e previnem dormência e fadiga causada pela trepidação da estrada. Tecidos leves aumentam a respirabilidade da peça, que tem polegar com tecido que absorve o suor.

CARAMANHOLA

Garrafinha, squeeze ou caramanhola? Polêmicas à parte sobre o nome correto, o importante é ter um acessório prático e eficiente de hidratação. Os modelos mais simples e baratos não têm isolamento térmico, mas funcionam bem em pedais curtos. Tanto em verões escaldantes quanto em invernos rigorosos, caramanholas com isolante térmico ajudam a manter a água fresquinha.

A maioria dos modelos comporta entre 550 ml e 750 ml, e podem ser afixadas por um suporte preso ao quadro. Procure materiais que não deixem gosto nem cheiro, com bico fácil de beber. Afinal, você vai se hidratar em movimento e uma caramanhola eficiente de usar é mais segura.

Certifique-se também de que a garrafa seja livre de BPA, substância encontrada em diversos plásticos e que faz mal à saúde. Lave-as com frequência, com esponja e detergente neutro.

CamelBak Podium Big Chill 750 ml

Esse modelo da Camelbak tem isolamento térmico, que segundo a marca mantém a água fresquinha pelo dobro do tempo que uma garrafa normal. Possui válvula automática JetValve, que libera a água apenas quando se aperta a garrafa, sem necessidade de destravar puxando o bico com os dentes. Um sistema de trava para transporte evita vazamentos e gotejamentos.

KIT DE CICLISMO

As roupas de ciclismo são feitas com materiais respiráveis, leves, que dissipam o calor excessivo e protegem do sol, mantendo a liberdade de movimentos. As jerseys (como são chamadas as camisas usadas para pedalar) têm bolsos estratégicos nas costas, para levar itens indispensáveis como comidinhas, ferramentas e câmera. O treino fica mais confortável e prático, o que te ajuda a ir mais longe e rápido.

Cada modalidade tem seu estilo de uniforme, com uma estética própria, mas o kit quase sempre se resume a jersey, bermuda com forro e, em caso de dias mais frios, um bom corta-vento (com ou sem manga). Uma nova onda de marcas brasileiras tem feito roupas de qualidade, além de lindas e estilosas.

Equipamentos de ciclismo

Jersey Daemon Cycling

Com estampas criadas pelo designer e ciclista Francisco Martins, as peças da Daemon têm tiragem limitada e exclusiva. São feitas totalmente no Brasil, com poliéster de alta qualidade da Santa Constância, além de silicone na barra e quatro bolsos traseiros.

SAPATILHA

Outro “caminho sem volta” é a sapatilha. Os benefícios são enormes: aumenta a eficiência da pedalada ao aproveitar melhor a força do ciclista, o pé não escapa em treinos mais fortes e ajuda a deixar o giro mais fluido e redondo.

Existem sapatilhas de vários tipos: as de mountain bike são levemente mais flexíveis e com cravos, sendo eficientes para caminhar ou empurrar a bike em uma subida escorregadia e enlamaçada; enquanto as de ciclismo de estrada são bem mais rígidas.

Muitas marcas têm lançado modelos mais urbanos, que mantêm o pedal eficiente, porém com aparência despojada de sapato ou tênis.

Specialized Comp Road

Equipamentos de ciclismo

Os acessórios de ciclismo da Specialized são projetados a partir do conceito de ergonomia da marca, o Body Geometry, presente também na Comp Road. Essa sapatilha de estrada é superajustável e com estrutura de nylon injetado, rígida e leve.

CORTA-VENTO

Ao pedalar, por causa do vento e da umidade, a sensação térmica pode estar vários graus abaixo da temperatura ambiente. Dependendo da duração do pedal e das circunstâncias, estar desprotegido pode levar até a uma hipotermia. Uma boa jaqueta corta-vento deve ser leve e compacta (se couber no bolso da jersey, melhor ainda), resistente à água ou impermeável, respirável para evitar que o suor condense dentro da jaqueta e contar com detalhes refletivos para melhorar a visibilidade.

Equipamentos de ciclismo

Pearl Izumi Elite Barrier

A alta qualidade dos itens de vestuário e acessórios da Pearl Izumi não é novidade. No corta-vento Elite Barrier, a peça se torna versátil porque pode ser convertida em um colete, com a remoção das mangas. Pesa apenas 300 gramas.

ROLO DE TREINO

Por mais apaixonado que você seja por bike e por pedalar ao ar livre, nem sempre é possível. Dias muito quentes, frios ou temporadas de chuva que parecem não acabar nunca são inimigos do condicionamento. Sem falar nas fases em que o tempo é curto e você está com a agenda corrida. Nessa hora, um rolo de treino para ciclismo indoor pode ser a salvação.

Entre as vantagens, está o fato de que você encaixa a própria bicicleta (ou seja, no seu tamanho, com bike fit ajustado para você) e treina no conforto de casa. Existem muitos recursos para driblar o tédio: dá para ver TV (nada melhor que assistir a etapas antigas do Tour de France no YouTube!), ouvir podcasts ou seguir algum programa de treino que te obrigue a se concentrar.

Equipamentos de ciclismo

Rolo de treino Elite Novo Force

Em aço inox e plástico rígido, é um rolo estável e fácil de usar. Permite oito diferentes níveis de resistência, comandados pelo seletor a cabo fixado junto ao guidão.