Deixe o carro em casa e desfrute do prazer de se locomover de bicicleta por aí

Se exercitar mais, economizar, parar de perder tempo no trânsito, depender menos de transporte público. Não importa qual é seu motivo para começar a ir para o trabalho de bike: você tomou uma ótima decisão!

>> Conheça a loja Bikehub!

Para ajudar nessa transição, entrevistamos o cicloativista Willian Cruz, do site Vá de Bike, que já incentivou literalmente milhares de pessoas a começarem a usar a bicicleta a pedalar no dia a dia, seja produzindo conteúdos no site e em sua página no Facebook ou mesmo como bike anjo.

Veja tudo que você precisa saber sobre commute (termo em inglês que cada vez mais é usado para se referir aos deslocamentos urbanos): 

QUALQUER BIKE SERVE PARA COMMUTE?

WILLIAN CRUZ . Sim. Mas, quanto mais adequada a bike for para as suas necessidades, mais confortável e agradável se dará o deslocamento. Uma bicicleta de baixo custo terá componentes de qualidade inferior, claro.

Outro ponto é o tamanho do quadro, que deve ser ideal para o corpo do ciclista: se você estiver com os braços esticados demais, sentirá dores nos ombros. Também é importante que você se sinta bem com a bicicleta, que ela tenha seu estilo e reflita sua personalidade.

QUE TIPO DE SINALIZAÇÃO OU ACESSÓRIO É IMPORTANTE TER NA BICICLETA?

Iluminação é importantíssimo, para que os motoristas possam te ver de longe à noite. A iluminação deve ser usada no modo piscante e deve ser branca na frente e vermelha atrás, para que quem estiver nos carros identifique rapidamente seu sentido de deslocamento.

Paralamas também são importantes, para que uma poça d’água de manhã não suje a roupa que você vai usar o resto do dia. Um bagageiro também é recomendável, para aliviar o peso que a mochila faria em suas costas. 

E CAPACETES E TRAVAS?

Os capacetes protegem em caso de quedas, assim como as luvas, então seu uso é recomendável. As travas são bem importantes e devem ser do tipo “u-lock“; (em formato de U), pois são mais resistentes. Vale a pena investir em uma boa trava para não ter que gastar ainda mais depois repondo uma bicicleta furtada. E, para se proteger em casos de imprevistos, também é importante ter um seguro de bike.

https://www.youtube.com/watch?v=4OaFmvTDN0g

É PRECISO LEVAR COMIDA E ÁGUA PARA IR PARA O TRABALHO DE BIKE?

Água você deve levar sempre e se hidratar pelo caminho. A cada parada em semáforo, tome um pequeno gole. Não espere ficar com sede, pois isso significa que você já está se desidratando. Já a comida vai depender da distância e duração do trajeto.

Se você se alimentou bem antes de sair para pedalar, dificilmente sentirá fome no caminho. Não pedale de estômago vazio, pois sua pressão sanguínea pode cair. Se sentir fome, pare e se alimente.

COMO LIDAR COM PROBLEMAS COMO SUAR NO CAMINHO E NÃO TER VESTIÁRIO NO TRABALHO?

A transpiração depende de alguns fatores. Além do mais óbvio, a temperatura, há também a intensidade do esforço. Se você pedalar como se estivesse em uma competição, vai transpirar muito mais e chegar ao destino como se tivesse ido correndo; se pedalar com mais calma, vai suar menos.

As principais recomendações para reduzir a transpiração são usar roupas leves (e se trocar ao chegar ao destino) e diminuir bastante o ritmo quando estiver chegando, nos últimos dez minutos do trajeto. Assim você reduz os batimentos cardíacos, normaliza a respiração aos poucos e transpira menos. 

Na falta de um vestiário, quando chegar a seu destino, vá a um banheiro, lave rosto, braços e axilas na pia, seque-se com uma toalha e a utilize para limpar o resto do corpo; limpe as partes íntimas com um lenço umedecido; passe um desodorante e coloque roupas limpas.

Você não vai ficar com cheiro forte, porque o odor ocorre sobretudo por deixar a transpiração secar nas roupas e no corpo. Trocando de roupa e fazendo uma higiene básica, você não terá esse problema. Ah, tomar um banho antes de pedalar também ajuda bastante.

PRECISA DE ROUPA ESPECÍFICA PARA PEDALAR?

Existem roupas de ciclismo pensadas para a prática esportiva que facilitam os movimentos e não retém a transpiração, mas não são uma obrigação nos deslocamentos urbanos. Principalmente quando seu destino é um ambiente formal. 

Roupas de tecido sintético ou tecnológico (que facilitam a evaporação do suor) ajudam. Mas se você vai pedalar uma distância pequena, se o ritmo for leve, se a temperatura estiver amena ou fria ou se você se trocar no fim do trajeto, pode usar a roupa que quiser.

Muitas vezes eu pedalei de roupa social, em ritmo mais lento para não transpirar, chegando ao destino pronto para uma reunião. Para ir para o trabalho de bike sem problemas basta um planejamento bem feito.

PRECISA DE PLANEJAMENTO ESPECIAL DE CAMINHO E TEMPO?

Planejar o caminho é importantíssimo. Não tente repetir o mesmo caminho que você está habituado a fazer de carro ou de transporte coletivo, pois raramente será o melhor trajeto para a bicicleta.

Busque ruas mais calmas, com menor tráfego, pois, ainda que isso deixe o percurso mais longo, aumentará sua segurança. Faça um teste do percurso novo em um domingo bem cedo, com poucos carros na rua, para medir o tempo levado e testar se não há pontos de risco. 

O QUE FAZER QUANDO NÃO HÁ BICICLETÁRIO NO TRABALHO?

Exemplo de bicicletário
Exemplo de bicicletário

Converse com sua empresa para que liberem algum local no estacionamento para você parar. Dá também para procurar algum estacionamento no entorno, mas muitas vezes a solução pode acabar sendo uma bicicleta dobrável, que você pode desmontar em segundos e guardar em algum cantinho dentro da empresa (até do lado da mesa do escritório).

É POSSÍVEL MANTER A ROTINA DE PEDAL MESMO COM CHUVA?

Ciclista passa por pista molhada
Pedalar na chuva é possível!

Pedalar na chuva é possível, sim. Uma capa do tipo poncho ajuda bastante, mas é importante ter uma troca de roupa na mochila. Leve também outro par de calçados. Tudo que estiver dentro da mochila deve ser embalado em sacos plásticos para não ensopar.

COMO REDUZIR INCONVENIENTES COMO COSTAS MOLHADAS DE SUOR?

Instalar um bagageiro e amarrar a mochila nele. Existem bolsas específicas para bagageiro que se chamam alforges, muitos deles impermeáveis para manter tudo seco em dias de chuva. 

COMO SINALIZAR NO TRÂNSITO PARA SER RESPEITADO?

Ciclista pedalando pela cidade
Pedalar pela cidade exige atenção ao trânsito

É muito importante sinalizar com as mãos para que os motoristas prevejam seus movimentos. Sinalize quando for virar à esquerda ou à direita e também quando for parar. Isso exige um pouco mais de equilíbrio, então vale treinar no fim de semana tirar as mãos do guidão e fazer os gestos com ambas as mãos para conseguir repetir tranquilidade no trânsito depois.

QUAIS AS INFORMAÇÕES MAIS IMPORTANTE DO CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO (CTB) PARA UM CICLISTA?

Em relação ao comportamento do ciclista, o mais relevante é a indicação de usar a mesma mão de direção dos carros. O CTB protege os ciclistas, por serem atores vulneráveis do trânsito veicular, e exige dos motoristas que passem a uma distância adequada para evitar acidentes e atropelamentos (1,5 metro). 

O QUE FAZER CASO EU SEJA DESRESPEITADO OU AGREDIDO NO TRÂNSITO?

Se algo acontecer ao ir para o trabalho de bike, a melhor conduta é manter a calma e deixar o agressor seguir viagem. Evite confrontar um motorista, por mais que ele esteja errado, pois a pessoa está com uma tonelada de aço nas mãos.

Se ainda assim ele continuar te ameaçando ou atentando contra sua vida, ligue para a polícia, pois você está sendo vítima de um crime de trânsito.